sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Os Dons e os Caminhos .........

 
images (34) 
Os Dons e os Caminhos .........


Quando um Espírito vem à Terra, ele traz alguns dons, que serão desenvolvidos durante a sua trajetória. 

Cabe a cada um, pelo uso do seu Livre-Arbítrio, fazer bom ou mau uso desses dons.

Jesus  nos chamou a atenção  a respeito do assunto, quando nos recomendou que entrássemos pela Porta Estreita, que conduz aos bons caminhos, ao contrário da Porta Larga, pois larga é a porta, e espaçosos os caminhos que conduzem à perdição.


O Mestre  contou, ainda,  a Parábola dos Talentos (peça de ouro ou prata usada como dinheiro – 2 Reis, 18: 14), a qual diz que três servos receberam de seu senhor, quando este se ausentou do lugar:-
- um, cinco talentos; 
- outro, dois talentos e 
- o terceiro, um talento. 

Na volta do senhor, os dois primeiros devolveram, duplicadas,  as quantias que foram entregues, mas o que recebeu um talento não pôde fazê-lo, pois enterrou o talento, com medo de perdê-lo.

A negligência e o medo do servo que recebeu um talento não se justificam, pois com o talento recebido, ele  poderia  ter adquirido um rebanho de  mil carneiros e 1.200 bois.

Na parábola, o:-
- Senhor representa Deus (mas pode também significar Jesus); 
- Os servos são os homens, 
- Os Espíritos, nos seus diversos graus de evolução; 
- Os talentos são os dons, 
- Os recursos materiais e espirituais.

Também Paulo de Tarso, nos capítulos 12, 13 e 14 da 1ª. Epístola aos Coríntios,  fala sobre os dons espirituais e seus empregos. 

Estes três capítulos podem ser considerados como precursores de O Livro dos Médiuns, da Codificação Espírita. 

No capítulo 13, Paulo demonstra que a caridade é superior a todos os dons, pois a fé, sem a caridade, é morta.

A melhor aplicação dos dons espirituais é a utilização deles gratuitamente, em favor do próximo. 

Foi neste sentido que Jesus disse:-
- “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebeis, de graça dai.”

Importante, ainda, é prestarmos atenção à afirmação de Jesus (Marcos, 25: 35 e 36):-
-  “… tive fome, e deste-me de comer; 
- tive sede, e deste-me de beber; 
- era estrangeiro, e hospedaste-me; 
- estava nu, e vestiste-me; 
- adoeci, e visitaste-me; estive na prisão, e fostes ver-me”.

No versículo 40 deste capítulo, Ele explica:-
- “… Em verdade vos digo que quando o fizerdes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.


Altamirando Carneiro


Clique aqui para ler mais:-
- http://www.forumespirita.net/fe/mensagens-de-animo/os-caminhos-da-paz/270/#ixzz2YBp1RnAs



Nenhum comentário:

Postar um comentário