A disciplina do pensamento – 2 parte
A disciplina do pensamento – 2 parte
Vivemos numa época de anemia
intelectual, que é causada pela raridade dos estudos sérios, pela
procura abusiva da palavra pela palavra, da forma enfeitada e oca, e,
principalmente, pela insuficiência dos educadores da mocidade.
Apliquemo-nos a obras mais substanciais, a tudo o que pode
esclarecer-nos a respeito das leis profundas da vida e facilitar nossa
evolução.
Pouco a pouco, edificar-se-ão em nós uma inteligência e uma
consciência mais fortes e nosso corpo fluídico iluminar-se-á com os
reflexos de um pensamento elevado e puro.
Dissemos que a alma oculta
profundezas onde o pensamento raras vezes desce, porque mil objetos
externos ocupam-no incessantemente.
Sua superfície, como a do mar, é muitas vezes agitada; mas por
baixo se estendem regiões inacessíveis às tempestades.
Aí dormem as
potências ocultas, que esperam nosso chamamento para emergirem e
aparecerem.
O chamamento raras vezes se faz ouvir e o homem agita-se em
sua indigência, ignorante dos tesouros inapreciáveis que nele repousam.
É necessário o choque das provações, as horas tristes e desoladas
para fazer-lhe compreender a fragilidade das coisas externas e
encaminhá-lo para o estudo de si mesmo, para a descoberta de suas
verdadeiras riquezas espirituais.
É por isso que as grandes almas se tornam tanto mais nobres e belas
quanto mais vivas são suas dores.
A cada nova desgraça que as fere têm a
sensação de se haverem aproximado um pouco mais da verdade e da
perfeição, e com esse pensamento experimentam uma espécie de volúpia
amarga.
Levantou-se no céu de seu destino uma nova estrela, cujos raios
trêmulos penetram no santuário de sua consciência e lhe iluminam os
recônditos.
Nas inteligências de cultura elevada faz sementeira a
desgraça: cada dor é um sulco onde se levanta uma seara de virtude e
beleza.
Em certas horas de nossa vida, quando morre nossa mãe, quando se
desmorona uma esperança ardentemente acariciada, quando se perde a
mulher, o filho amado, cada vez que se despedaça um dos laços que nos
ligavam a este mundo, uma voz misteriosa eleva-se nas profundezas de
nossa alma, voz solene que nos fala de mil leis augustas, mais
veneráveis que as da Terra, e entreabre-se todo um mundo ideal.
Mas os ruídos do exterior abafam-na bem depressa e o ser humano
recai quase sempre em suas dúvidas, em suas hesitações, na vulgaridade
de sua existência.
Não há progresso possível sem observação atenta de
nós mesmos.
É necessário vigiar todos os nossos atos impulsivos para
chegarmos a saber em que sentido devemos dirigir nossos esforços para
nos aperfeiçoarmos.
Primeiramente, regular a vida física, reduzir as exigências
materiais ao necessário, a fim de garantir a saúde do corpo, instrumento
indispensável para o desempenho de nosso papel terrestre; em seguida,
disciplinar as impressões, as emoções, exercitando-nos em dominá-las, em
utilizá-las como agentes de nosso aperfeiçoamento moral; aprender
principalmente a esquecer, a fazer o sacrifício do “eu”, a
desprender-nos de todo o sentimento de egoísmo.
A verdadeira felicidade neste mundo está na proporção do
esquecimento próprio.
Não basta crer e saber, é necessário viver nossa
crença, isto é, fazer penetrar na prática diária da vida os princípios
superiores que adotamos; é necessário habituarmo-nos a comungar pelo
pensamento e pelo coração com os Espíritos eminentes que foram os
reveladores, com todas as almas de escol que serviram de guias à
humanidade, viver com eles numa intimidade cotidiana, inspirarmo-nos em
suas vistas e sentir sua influência pela percepção íntima que nossas
relações com o mundo invisível desenvolvem.
Entre essas grandes almas é bom escolher uma como exemplo, a mais
digna de nossa admiração e, em todas as circunstâncias difíceis, em
todos os casos em que nossa consciência oscila entre dois partidos a
tomar, inquirirmos o que ela teria resolvido e procedermos no mesmo
sentido.
Assim, pouco a pouco iremos construindo, de acordo com esse modelo,
um ideal moral que se refletirá em todos os nossos atos.
Todo homem, na
humilde realidade de cada dia, pode ir modelando uma consciência
sublime.
A obra é vagarosa e difícil, mas para isso são-nos dados os
séculos.
Concentremos, pois, muitas vezes nossos pensamentos, para
dirigi-los, pela vontade, em direção ao ideal sonhado.
Meditemos nele
todos os dias, à hora certa, de preferência pela manhã, quando tudo está
sossegado e repousa ainda à nossa volta, nesse momento a que o poeta
chama “a hora divina”, quando a Natureza, fresca e descansada, acorda
para as claridades do dia.
Nas horas matinais, a alma, pela oração e pela meditação, eleva-se
com mais fácil impulso até às alturas donde se vê e compreende que tudo –
a vida, os atos, os pensamentos – está ligado a alguma coisa grande e
eterna e que habitamos um mundo em que potências invisíveis vivem e
trabalham conosco.
Na vida mais simples, na tarefa mais modesta, na existência mais
apagada, mostram-se, então, faces profundas, uma reserva de ideal,
fontes possíveis de beleza.
Cada alma pode criar com seus pensamentos
uma atmosfera espiritual tão bela, tão resplandecente, como nas
paisagens mais encantadoras; e na morada mais mesquinha, no mais
miserável tugúrio, há frestas para Deus e para o infinito!
Em todas as nossas relações sociais, em nossas relações com os
nossos semelhantes, é preciso lembrarmo-nos constantemente de que os
homens são viajantes em marcha, ocupando pontos diversos na escala da
evolução pela qual todos subimos.
Por conseguinte, nada devemos exigir,
nada devemos esperar deles que não esteja em relação com seu grau de
adiantamento.
A todos devemos tolerância, benevolência e até perdão; porque se
nos causam prejuízo, se escarnecem de nós e nos ofendem, é quase sempre
pela falta de compreensão e de saber, resultantes de desenvolvimento
insuficiente.
Deus não pede aos homens senão o que eles têm podido
adquirir à custa de lentos e penosos trabalhos.
Não temos o direito de exigir mais.
Não fomos semelhantes aos mais
atrasados deles?
Se cada um de nós pudesse ler em seu passado o que foi,
o que fez, quanto não seria maior nossa indulgência para com as faltas
alheias!
Às vezes, também nós carecemos da mesma indulgência que lhes
devemos.
Sejamos severos conosco e tolerantes com os outros.
Sejamos severos conosco e tolerantes com os outros.
Instruamo-los, esclareçamo-los, guiemo-los com doçura, é o que a lei de
solidariedade nos preceitua.
Enfim, é preciso saber suportar todas as coisas com paciência e
serenidade.
Seja qual for o procedimento de nossos semelhantes para
conosco, não devemos conceber nenhuma animosidade ou ressentimento; mas,
ao contrário, saibamos fazer reverter em benefício de nossa própria
educação moral todas as causas de aborrecimento e aflição.
Nenhum revés poderia atingir-nos, se, por nossas vidas anteriores e
culpadas, não tivéssemos dado margem à adversidade.
É isso o que muitas
vezes se deve repetir.
Chegaremos, assim, a aceitar todas as provações sem amargura, considerando-as como reparação do passado ou como meio de aperfeiçoamento.
Chegaremos, assim, a aceitar todas as provações sem amargura, considerando-as como reparação do passado ou como meio de aperfeiçoamento.
De grau em grau chegaremos, assim, ao sossego de espírito, à posse
de nós mesmos, à confiança absoluta no futuro, que dão a força, a
quietação, a satisfação íntima, permitindo-nos permanecer firmes no meio
das mais duras vicissitudes.
Quando chega a idade, as ilusões e as esperanças vãs caem como
folhas mortas; mas as altas verdades aparecem com mais brilho, como as
estrelas no céu de inverno através dos ramos nus de nossos jardins.
Pouco importa, então, que o destino não nos tenha oferecido nenhuma
glória, nenhum raio de alegria, se tiver enriquecido nossa alma com mais
uma virtude, com alguma beleza moral.
As vidas obscuras e atormentadas são, às vezes, as mais fecundas,
ao passo que as vidas suntuosas nos prendem, bastas vezes e por muito
tempo, na corrente formidável de nossas responsabilidades.
A felicidade
não está nas coisas externas nem nos acasos do exterior, mas somente em
nós mesmos, na vida interna que soubermos criar.
Que importa que o céu esteja escuro por cima de nossas cabeças e os
homens sejam ruins em volta de nós, se tivermos a luz na fronte,
alegria do bem e a liberdade moral no coração?
Se, porém, eu tiver
vergonha de mim mesmo, se o mal tiver invadido meu pensamento, se o
crime e a traição habitarem em mim, todos os favores e todas as
felicidades da Terra não me restituirão a paz silenciosa e a alegria da
consciência.
O sábio cria, desde este mundo, para si mesmo, um refúgio seguro,
um lugar sagrado, um retiro profundo, aonde não chegam as discórdias e
as contrariedades do exterior.
Do mesmo modo, na vida do espaço a sanção
do dever e a realização da justiça são de ordem inteiramente íntima;
cada alma traz em si sua claridade ou sua sombra, seu paraíso ou seu
inferno.
Mas, lembremo-nos de que nada há irreparável; a situação atual do
Espírito inferior não é mais que um ponto quase imperceptível na
imensidade de seus destinos.
Texto do Livro:- O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Autor:- Leon Denis
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