domingo, 31 de março de 2013

A Páscoa na Visão Espírita




A Páscoa na Visão Espírita


O Espírita e a Páscoa
 
 
Jesus, quando esteve na Terra, trouxe uma mensagem totalmente inovadora, baseada, no Perdão, no Amor e na Caridade.
 
 Para aquele povo ainda tão materialista e primitivo, foi difícil, aceitar um novo Messias manso e pacífico, quando esperava um líder guerreiro e libertador da escravidão.

Os governantes da época temeram ser Ele um revolucionário que ameaçaria o poder por eles constituído.

Por esses motivos, Jesus foi condenado à morte, crucificado, maneira pela qual os condenados eram executados.

Como um ser de elevada evolução, reapareceu em espírito - não em corpo material - aos apóstolos e a várias pessoas ?

Assim Ele comprovou a existência do espírito, bem como a sobreviência após a morte física e incentivou a continuidade da divulgação de sua mensagem, missão essa desempenhada pelos apóstolos e seus seguidores.

A ciência já comprovou a impossibilidade da ressurreição, ou seja, voltar a viver no mesmo corpo físico, após a morte deste, pois poucos minutos após a morte, os danos causados ao cérebro, são irreversíveis, já se iniciando o processo de decomposição da matéria.

Jesus, portanto, só se mostrou com seu corpo perispirítico, o que explica o fato de só ter sido visto pelos que Ele quis que o vissem.

Se Ele ressuscitasse em seu corpo carnal, estaria contrariando as leis naturais, criadas por Deus.

Sabemos que para Deus nada é impossível, portanto poderia Ele executar milagres.

Mas iria Ele derrogar as leis que Dele próprio emanaram ?
 
Seria para atestar seus poderes ?
 
O poder de Deus se manifesta de maneira muito mais imponente, pelo grandioso conjunto de obras da criação e  pela sábia previdência que essa criação revela, desde as partes mais gigantescas às mínimas, como a harmonia de leis que regem o Universo.
 
Através do Espíritismo compreendemos que não existem milagres, nem fatos sobrenaturais.

O Espiritismo nos ajuda a entender os acontecimentos da passagem de Jesus no plano Terra e esclarece que a Páscoa é uma festividade do calendário, adotada em nossa sociedade, por algumas religiões.

Para aos Espíritas, a Páscoa, como qualquer outro período do ano, deve ser um momento de reflexão, estudos e reafirmação, dos compromissos com o  Mestre, a fim de que cada um realize dentro de si, e no meio em que vive, o reino de Paz e Amor, que Ele exemplificou.

A Doutrina codificada por Allan Kardec, não possui dogmas, rituais, não institui abstinências alimentares, nem possui comemorações vinculadas a datas comerciais e cívicas.

Por isso, os Espíritas não comemoraram a morte, nem o reaparecimento de Jesus.

O Espiritismo nos ajuda a entender os acontecimentos da passagem de Jesus no plano Terra e esclarece que a Páscoa, é uma festividade do calendário, adotada em nossa sociedade por algumas religiões.


O maior milagre que Jesus operou, o que verdadeiramente atesta a sua superioridade, foi a revolução que os seus ensinamentos produziram no mundo, apesar da exiguidade dos seus meios de ação.


Texto publicado no Boletim Informativo do Grupo Espírita Seara do Mestre.

Feliz Páscoa

Formatação:- Amélia Soares
ameliasoares-55@hotmail.com
soares.amelia19@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário