segunda-feira, 6 de maio de 2013

O Comando da Fala


O Comando da Fala

O comando da palavra, ao dirigí-la aos outros, lembra-nos da necessidade da brandura do falar. 

A delicadeza é uma espécie de seleção de ideias. 

A palavra agressiva obscurece a beleza dos sons que a boca anuncia, inferioriza os sentimentos e devia a missão dos lábios. 

No percurso do dia, deve prevalecer uma comunicação sadia, cheia de assuntos de nobreza espiritual. 

E, quando atingido por palavras alheias, que não mereçam crédito, deves procurar desviar o assunto, fazendo-te sustentar por pronúncia de alto teor moral, sem esquecer o amor e a humildade, que te revestirão de forças dignas, a fazer com que o adversário esqueça o melindre.

O comando da fala que é, neste caso, o Espírito, tem de assumir atitudes de estudante da verdade e participar do progresso. 

Deve vigiar e orar como ensinou o Mestre dos mestres, para não criar nas tentações de uma conversação torpe, modelada no engano e na luxúria, para que não venha a ser acusado pela consciência e para que não se gaste tempo no restablecimento da paz, que, em muitos casos, ocorrerá pelas vias da dor.

Lembra-te sempre da ternura nas tuas exposições de ideias, deixando que elas sejam formadas e sustentadas pelo amor, que garante a vida e alimenta as almas. 

É útil que seja lembrado nesta página o grande apóstolo dos gentios, em Efésios, 5:4 :-
- “Nem a conversação torpe, nem palavras vãs, ou chocarrices, cousas essas inconvenientes, antes pelo contrário, ações de graça”.

As ações de graça são as palavras fundamentadas na dignidade humana e espiritual quando a boca perdeu o poder de ferir e quando os lábios harmonizaram-se com o coração em Cristo. 

A alma, já arrependida no mundo espiritual faz grandes promessas em se referindo à educação, quando de volta para o plano terreno. 

Pede a assistência dos mentores da Vida Maior, para que não venha a cais nos mesmos erros passados e a boca, aí, afigura-se como um instrumento de renovação, mas de que quase todos se esquecem quando envolvidos pelo vaso da carne. 

Acham toda disciplina inconveniente, por requerer muito trabalho e renúncia, e ao retornarem novamente para o lugar de onde vieram, olham para as mãos e estas estão quase vazias. 

E o tribunal da consciência só aceita uma apelação:-
- Tornar a voltar em ambiente bem pior que o último. 

As promessas se sucedem, até o despertar do coração para o amor sem exigências. 

Se já és consciente dessas verdades, esforça-te um pouco mais, aproveitando, com maior eficiência, a oportunidade de retornar ao campo físico, pois ele é uma arena de lutas no qual o trabalho vale em sentido múltiplo, na libertação da alma.

O comando da fala está em ti; vê o que vais fazer da tua palavra. 

Por que não sentir prazer em conversações amáveis, de ordem superior, no clima da honestidade, da pureza e da compreensão, da alegria e do respeito aos outros, da boa convivência, do afeto que não exige e da fraternidade que não barganha? 

Com a palavra cheia destes encantos mencionados, poes abrir muitos caminhos de esperança para os que sofre e de muita paz para os desesperados. 

E quem ganha mais nessa plantio de luz é o agricultor; o seu labor é digno de salário compensador. 

Contudo, não deves pensar na compensação, para não gastares a preciosa energia divina, em fatos de que a própria lei se encarregará.

Comanda a tua fala, para que ela seja uma das estrelas de Deus, a anunciar a vida do Cristo em ti.



Livro Horizontes da Fala
 cap. 73
 Espírito Miramez 
 João Nunes Maia.

Um comentário:

  1. Eu amei o texto, mas tudo aqui é magico.

    Estou sem muito tempo para visitar vc, pois como sou Historiadora Antropologa este inicio de ano é um pouco corrido.

    Mas deixo aqui o meu carinho por vc.

    bjs

    Selma

    http://3fasesdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir