segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Mente e a Conversa


A Mente e a Conversa

A mente tem profundas ligações com a palavra. Tudo o que pensas hás de falar, mais cedo ou mais tarde, e é pelo que dizes que ficarás conhecido dentre os outros. 

Compete a cada criatura aprender a pensar. 

Ora e trabalha na formação dos teus pensamentos, para que a tua palavra seja livre de críticas e de ser julgada pela lei sem piedade.


A mente é o transmissor e a boca, o receptor com alto-falante; a diferença que existe das coisas materiais é que, em muitos casos, pensa-se, mas não se fala e é nessa diferença que chamamos os estudantes da verdade para interferirem. 

Fazes como o guarda-chaves da estrada-de-ferro, que conserva para outra máquina os trilhos que deseja, desviando os pensamentos indesejados, para que eles não saiam na estação da boca. 

E, quando por bênção da vida e do teu esforço próprio, estiveres falando ou comentando assuntos elevados, apodera-te de exercícios que conheças, para que a conversação possa se prolongar por mais tempo, como:-
- Postate diante de um espelho, faze uma feição bastante alegre, sem sair do natural e procura uma leitura que agrade, cujo conteúdo seja sempre elevado, vigiando permanentemente para que o teu rosto conserve a luz do sorriso; isso é também uma limpeza mental de muitos problemas difíceis. 

Com o tempo, alcançarás resultados indizíveis. 

Ao falares ao teu semelhante, podes igualmente aplicar esse método, respeitando certamente as condições do  momento e com quem falas. 

Sê brando no falar e honesto nos assuntos.

Deves esquecer completamente o mal e quando, porventura, alguém lembrar-se de coisas que não devem ser comentadas, ajuda-o a esquecer-se do indesejado, lembrando com entusiasmo casos que honram a personalidade do focalizado.

Não gastes tempo com palavras infrutíferas, nem zombes dos recursos que Deus te deu para viver. 

Sê feliz através deles.

Faze um pacto contigo mesmo de nunca mais falares da vida alheia. 

Ajuda os teus lábios a não se sujarem com palavras que alastram o infortúnio. 

Mas, olha! 

Recorre aos recursos da prece, porque é por intermédio dela que poderás vencer a ti mesmo e revestir-te da glória de Deus. 

Se, a princípio, não conseguires educar os teus pensamentos, esmorecer não é atitude do bom combatente. 

Investe todos os teus recursos de disciplina que por vezes tens na alma, com forças do coração e doma a palavra, para que ela não transmita coisas fora do ambiente do bem com Jesus. 

Depois, voltarás de novo para o campo imenso da mente, com o ideal mais seguro de reformar as ideias, sempre te lembrando do Evangelho, que nos aconselha:-
- “Aquele que perseverar até o fim, será salvo”. 
Mateus 24:13

Quantas conversas desprovidas de luz já sustentamos no percurso da vida? 

Quantos assuntos maléficos já multiplicamos durante a nossa existência? 

Quantas guerras incentivamos na marcha evolutiva, desfrutando as bênçãos de Deus? 

São incontáveis esses nossos erros… 

E agora, o que deveremos fazer? 

A razão iluminada pelo Senhor nos responde mais alto: “fazer o contrário:-
- Pensar, falar e viver somente o bem, porque para isso fomos feitos pelo Criador!

Felicidade é harmonia, felicidade é amor, felicidade é viver feliz com o nosso Grande Deus e Senhor.

Não esqueças, meu filho, que da mente para a boca existe uma grande avenida, onde transitam milhões de pensamentos formando ideias, que os lábios transformam em palavras, de sorte a muitos escutarem. 

Vê a posição que deves tomar, diante dessa responsabilidade.


Livro Horizontes da Fala
cap. 60, Espírito Miramez 
  João Nunes Maia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário