sexta-feira, 24 de maio de 2013

A Cadência de Movimentos



 
Posted: 16 May 2013 02:49 AM PDT

É imprescindível o verbo no aprendizado. 

Ele é uma das forças que erguem o Espírito, de sorte a acompanhar o progresso em todos os sentidos.

A cadência nos movimentos dos lábios chega a ter grande responsabilidade na conjuntura da alma. 

É bem louvável o cadenciar de uma voz, quando ela se eterniza na humildade e no amor.

Tudo na vida é movimento; chega-se mesmo a dizer que a vida é movimento; no entanto, ela é um cinetismo rítmico. 

Tudo se move dentro de uma cadência indescritível, desde o átomo com a sua corte de elétrons, até os acúmulos de galáxias, e esse balancear da criação canta, pela boca cósmica, louvores a Deus. 

Eis que a palavra do homem, sendo um movimento vibratório, requer regularidade na sua função, para que seja uma ação de Deus, como escola para os próprios homens.

Se conheces um pouco de música, verás que ela, sem harmonia, a ninguém agrada, e qualquer pessoa, do inculto ao intelectual, da criança ao velho, sabe escolher a melhor música, pela harmonia dos sons. 

É esse ritmo de alta qualidade que estamos propondo a todos os nossos irmãos, no modo de pronunciar palavras. 

Certamente que gastarás um pouco de tempo na corrigenda do teu verbo, que amolda os anseios do teu coração, quando palpita dentro do equilíbrio universal. 

Basta lembrar dos feitos inesquecíveis do Cristo, nas curas e conversões narradas pelo Evangelho. 

A palavra do Mestre era um microssom, em síntese, da música universal elaborada por Deus. 

Ele abria a boca dentro da boca do Pai Celestial, e a sua fala era um canto místico de indizível força, que levantava caídos, dava vida aos mortos e movimento aos paralíticos. 

Os seus divinos lábios abriam-se e fechavam-se em ritmo celestial. 

A sua palavra era semente de luz que frutificava ao infinito, em todos os corações e as suas ondas sonoras eram como água pura de amor, que saciava a sede dos homens, na dimensão do Espírito.

Se queres candidatar-se a falar bem e a harmonizar a tua voz, lê com atenção estas mensagens, tornando a lê-las. 

Depois volta a estudar com profundo interesse, que não te faltará ajuda do nosso plano, nas inspirações indispensáveis ao seu progresso. 

Porém, para começar os teus esforços neste campo de aperfeiçoamento, a tua voz tem de perder o poder de ferir, tem de esquecer o interesse inferior, não julgar, nem perseguir. 

A justiça e o amor universal devem ter o teu clima de estudante da verdade, senão pagarás, com difíceis provações, a verdade que torceste, no campo da abertura que os outros cederam para ti, no enlevo da tua voz. 

Vamos aqui fortalecer a nossa fala, com o provérbio dez, versículo trinta e dois:-
- “Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal”.

Sê um justo no teu labor diário, nos contatos com os teus companheiros, falando com eles somente o bem, palavras afáveis, cheias de paz e de compreensão. 

Estende conversações poronde quer que estejas, de formação moral digna de ser ouvida por qualquer pessoa, seja homem, mulher, criança ou velho. 

Não envergonhes a tua consciência com o lixo dos pensamentos obscuros, tanto na sua formação, como na emissão da tua fala.

A tua atitude de reformar o mau costume de criticar os outros, de alimentar prosa picante nas esquinas e nos bares, no serviço ou nas ruas, talvez te custará caro, porque a tua natureza já condicionou o clima de maledicência. 

É preciso mudar logo, para que não venhas a sofrer piores danos. 

A tua natureza inferior te empresta uma alegria falsa, na fala imprópria e na maledicência… 

Não te iludas com esse inimigo que mora dentro de ti; expulsa-o com a força do amor, implantando no coração a alegria verdadeira, aquela satisfação cristã, do respeito e da felicidade de todos. 

E lembra-te da cadência dos movimentos da tua boca.

 
Livro:- Horizontes da Fala
 Capítulo  76
 Espírito Miramez 
Psicografia de João Nunes Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário