quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Nas tarefas de solidariedade humana


Nas tarefas de solidariedade humana

De quando em vez, acontece de sermos surpreendidos na estrada por aqueles que seguem caminho conosco com críticas ao nosso modo de ser, ou com a apresentação repentina de ideias discrepantes em relação a coisas que pensávamos estar em comum acordo, e justamente no ambiente em que desempenhamos tarefas de solidariedade humana.
 
Quando ocorram semelhantes eventualidades, é chegado o momento de refletir com calma e ponderar com serenidade afim de que a luz da Sabedoria desensombre o campo íntimo, de modo que não se instale no cerne do ser nenhum ressentimento, haja vista que a mágoa é capaz de paralisar mãos que trabalham, comprometendo o serviço em curso.

Ninguém coexiste pacificamente com alguém sem fazer algum sacrifício – por exemplo – o de fechar os olhos diante de coisas e situações pequeninas e que podemos deixar passar facilmente, mas que se agigantam diante de exigências descabidas e demasiadas que costumam roubar a paz alheia por apresentarem altas doses de intolerância e incompreensão.

Na maioria das vezes nossa decepção em relação a tais pessoas (aquelas que nos fazem críticas) se deve muito mais a nossa insistência em esperar que laranjeiras deem mangas, quando delas só devíamos esperar que dessem laranjas.

Existe algo mais óbvio do que uma laranjeira dar laranjas?

Enfim. 

Em todos esses casos a lição vem a ser a do desenvolvimento da compreensão que não existe sem esquecimento das ofensas, sem o viver e o deixar viver, sem largueza de visão, sem cordialidade, sem amor fraternal.


Antonio Carlos Tarquínio

Antonio Carlos Tarquinio

Articulista, Membro do Viva Vox – Grupo de Pesquisa em Filosofia Clássica e Contemporânea, Doutor em Filosofia e comentarista no Jornal Nova Era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário