terça-feira, 5 de setembro de 2017

Campanha "Amor à Vida". SUICÍDIO, NUNCA!!!"


Campanha "Amor à Vida". SUICÍDIO, NUNCA!!!"


SUICÍDIO - UMA VISÃO ESPÍRITA


"A Ciência Espírita ensina que, pelo suicídio sempre se perde o que se queria ganhar. 

O suicídio é o corolário da covardia moral, que por sua vez é o resultado a que leva a incredulidade, a simples dúvida sobre o futuro e as idéias materialistas."  
Allan Kardec. 

Afirma ainda o Mestre Lionês:-
-

"(...) Quando homens de ciência, apoiados na autoridade do seu saber, se esforçam por provar aos que os ouvem ou lê em que estes nada têm a esperar depois da morte, não estão de fato levando-as a deduzir que, se são desgraçados, coisa melhor não lhes resta senão se matarem? 

Que lhes poderiam dizer para desviá-los dessa conseqüência? 

Que compensação lhes podem oferecer? 

Que esperança lhes podem dar? 

Nenhuma, a não ser o nada...


Daí se deve concluir que, se o nada é o único remédio heróico, a única perspectiva, mais vale buscá-lo imediatamente e não mais tarde, para sofrer por menos tempo. 

A propagação das doutrinas materialistas é, pois, o veneno que inocula a idéia do suicídio na maioria dos que se suicidam, e os que se constituem apóstolos de semelhantes doutrinas assumem tremenda responsabilidade.


Com o Espiritismo, tornada impossível a dúvida, muda o aspecto da Vida. 

O crente sabe que a existência se prolonga indefinidamente para lá do túmulo, mas em condições muito diversas; donde a paciência e a resignação que o afastam muito naturalmente de pensar no suicídio; donde, em suma, a coragem moral.


O Espiritismo ainda produz, sob esse aspecto, outro resultado igualmente positivo e talvez mais decisivo:-
- Apresenta-nos os próprios suicidas a informar-nos da situação desgraçada em que se encontram e a provar que ninguém viola impunemente a Lei de Deus, que proíbe ao homem encurtar a sua Vida. 

Entre os suicidas, alguns há cujos sofrimentos, nem por serem temporários e não eternos, não são menos terríveis e de natureza a fazerem refletir os que porventura pensam em daqui sair, antes que Deus o haja ordenado.


O suicídio tem sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhes apontem. 

Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. 

Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. 

E que é a Vida humana, com relação à Eternidade, senão bem menos que um dia? 

Mas, para o que não crê na Eternidade, e julga que com a Vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. 

Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário