sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Luiz Gonzaga Pinto da Gama



Luiz Gonzaga Pinto da Gama 

Acontece agora uma conferência e às 19:00 horas, pela primeira vez, após 133 anos, Luiz Gama será reconhecido como Advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama, abolicionista negro que libertou mais de 500 escravos no Brasil pela via judicial - será reconhecido como Advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, após 133 anos de sua morte. 

A cerimônia ocorrerá nesta terça-feira - 03-11-15, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, às 19:00 horas.

Gama, que apesar de ter nascido livre, foi vendido como escravo pelo pai aos 10 anos, para pagamento de dívida de jogo, atuava como rábula, ..........
(indivíduo) Que não tem formação jurídica para o exercício da advocacia, indivíduo não formado em direito que se diz advogado, o mau profissional da advocacia. 

Em sentido amplo, refere-se ao advogado que mesmo com o título de bacharelado, possui pouco conhecimento jurídico e/ou inexpressiva formação humanística.

Ex.:- 

Exemplo do uso da palavra Rábula:

- Ao invés de um advogado, contratei um rábula (mau advogado)

- A Policia desbaratou o escritório do rabula (falso advogado)

.......... exercendo a Advocacia sem ter o  título, o que era permitido naquela época.

De acordo com o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é a primeira vez, no atual modelo da advocacia brasileira, que esta tipo de homenagem é conferida.

Logo após a fundação da entidade, em 1931, o regulamento permitiu a incorporação de rábulas - pessoas  que já atuavam na advocacia - na instituição.

"Embora não fosse advogado, Luiz Gama era um grande defensor da Abolição e sua atuação como rábula livrou inúmeras pessoas dos grilhões escravistas", destacou o presidente.

Além deste reconhecimento, a Universidade promoverá debates nos dias 03 e 04, para discutir o Legado de Luiz Gama e a escravidão no Brasil.

A partir das 09:30 horas de terça-feira- 03-11-15, o presidente do Instituto Luiz Gama, Sílvio Luiz de Almeida, fará conferência sobre o Abolicionista e, em seguida, haverá um ato no Cemitério da Consolação, onde Gama foi sepultado.

A Biografia do negro liberto, disponibilizada pelo instituto, destaca que o sepultamento dele, em 1882, foi acompanhado por cerca de 3 mil pessoas, representando 10% da população da época (40 mil pessoas).

Na quarta-feira - 04-11-15, das 09:30 horas às 11:00 horas, pesquisadores convidados discutirão o tema:-
- "Escravidão e formação econômica".

Em seguida, haverá o debate "Direitos Sociais e Estrutura".
Em uma perspectiva mais atual, a mesa redonda à noite, irá discutir o tema:-
- "Segurança Pública e População Negra".

Biografia de Gama, aqui na coleção:-




Nenhum comentário:

Postar um comentário