quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Ao tentar separar os opostos ....


Ao tentar separar os opostos ...
 
"Ao tentar separar os opostos e apegar-nos àqueles que julgamos serem positivos, tais como prazer sem dor, vida sem morte, bem sem mal, estamos, na verdade, lutando contra fantasmas sem pé na realidade. 

Poderíamos, do mesmo modo, lutar por um mundo de cristas sem cavados, compradores sem vendedores, esquerdas sem direitas, dentro sem fora. 

Assim, como Wittgenstein bem observou, uma vez que nossas metas não são elevadas, mas ilusórias, nossos problemas não são difíceis, mas sim desprovidos de sentido."  


Ken Wilber


Wittgenstein é um pensador incontornável no século XX

Em vida apenas editou uma Obra:- Tratado Lógico-Filosófico-, com umas escassas dezenas de páginas, mas as bastantes para produzir uma revolução na filosofia. 

Numa primeira leitura desta obra dir-se-á que pretende acabar com a ética, a filosofia e a religião, tudo aquilo que está desprovido de sentido. 

Uma leitura mais atenta, descobrimos um pensador que procura preservar o mistério da vida e o que as palavras se revelam incapazes de descrever. 
 
Ludwig Wittgenstein nasceu, em 1889, na então pujante cidade Viena de Austria. (1)

Era filho de um dos homens mais ricos da Europa. 

Em 1906 entra para a Techinsche Hochschule de Berlim (2)

Dois anos depois ingressa na Universidade de Manchester (3), com o objectivo de especializar-se em aeronáutica, tendo aí desenhado um motor a reacção. 

Não tarda a abandonar os problemas da técnica, para se dedicar à questão dos fundamentos da matemática.

Visita Frege em Iene, e por sugestão deste inscreve-se no curso de Bertrand Russell, no Trinity College em Cambridge (1912-1913), onde rapidamente se destaca pelas suas extraordinárias capacidades intelectuais. 

Entre 1913 e 1914 vive na Noruega dedicado-se ao estudo de lógica. 
 
Quando eclode a Iª. Guerra Mundial, em 1914, alista-se no exército austríaco, tendo sido enviado para a linha da frente na Rússia e na Itália

Em Novembro de 1918 é feito prisioneiro pelos italianos, sendo libertado em Agosto do ano seguinte. 

É durante este dramático período da guerra que redige o seu célebre Tratado Lógico-Filosófico (Tractatus Logico-Philosophicus), publicado apenas em 1921, em alemão, e traduzido em inglês no ano seguinte. 
 
Após ter sido libertado, Wittgenstein resolve desfazer-se da fortuna que herdara em 1913, em virtude da morte de seu pai. 

Entre 1919 e 1926 tornou-se professor de uma modesta escola primária de província. 

Finda esta experiência de professor primário, inicia outra, a de jardineiro (1926), envolvendo-se depois na construção de uma casa para uma das suas irmãs (1929).
 
No final dos anos vinte (20), volta dedicar-se à filosofia, ingressando em 1929 na Universidade de Cambridge,  recebendo neste ano o grau de doutor com base na sua obra publicada em 1921

A partir de 1930, Wittgenstein inicia então uma nova fase na sua filosofia, e que será consagrada  na sua Obra intitulada:- Investigações Lógicas, publicada postumamente (1953). 
 
Devido à sua origem judaica, Wittgenstein e a sua família são vítimas da perseguição dos nazis, sendo esta espoliada de grande parte dos seus bens. 

Em 1939 naturaliza-se cidadão britânico, ocupando neste ano em Cambrigde a cátedra de Moore

Durante  II Guerra Mundial (1939-1945), ofereceu-se como voluntário para os serviços de saúde de Londres, trabalhando no Guy`s Hospital. 
 
Dois anos depois da Guerra, demite-se da Universidade, passando a viver entre a Irlanda, Oxford e Cambridge.

Faleceu em 1951, vítima de um cancro, em casa do seu médico e amigo Dr.Bevan.   

(1) - Viena é a capital da Áustria e um dos nove estados austríacos.
(2) - A Universidade Técnica de Berlim se encontra em Berlim, Alemanha
Foi fundada em 1879 e tem mais de 29 mil estudantes. 
É uma das maiores instituições de ensino técnico da Alemanha.
(3) - A Universidade de Manchester ou, na sua forma portuguesa, de Manchéster é uma universidade pública de pesquisa localizada em Manchester, Reino Unido.
Ludwig Wittgenstein 

Nenhum comentário:

Postar um comentário