Causa, Efeito e Mente.
"A Física nos ensina sobre a teoria da conservação da energia.
De acordo com esta
teoria, a energia nunca é destruída; na realidade um tipo de energia
transforma-se em outro tipo de energia.
Usando esta idéia como uma
analogia, pode-se dizer que a energia utilizada através de qualquer ação daquele que a executa, muda sua forma e torna-se força kármica ou karmaphala ...
Esta força, como um bumerangue, inevitavelmente retorna ao agente da ação cedo ou tarde.
Retornando ao agente da ação, a força kármica começa a agir sobre sua mente e corpo causando prazer ou dor.
Nenhum agente de uma ação pode escapar desta força kármica.
Depois de agir sobre sua mente e corpo, a força kármica é dissipada.
Ela deixa o agente da ação e torna-se parte do vasto depósito da energia cósmica.
São
as criaturas que são responsáveis por sua própria felicidade
ou sofrimento.
Eles sofrem ou gozam devido às consequências de suas
próprias ações, boas ou más. "_(Swami Bhaskarananda)
No budismo são 'preservados' esses fundamentos do Hinduísmo como o Karma:-
No budismo são 'preservados' esses fundamentos do Hinduísmo como o Karma:-
- (lei de
causa e efeito) em que toda ação gera um efeito correspondente na sua
vida:
- Todas as nossas ações de corpo, fala e mente são causas, e todas as nossas experiências são os seus efeitos.
- Toda ação deixa uma marca, ou potencialidade, em nossa mente muito sutil e cada uma dessas marcas dá origem a seu próprio efeito.
- Ações impuras, são porque a mente está contaminada pelo veneno interior do auto-agarramento.
- Essa é a razão fundamental porque experienciamos sofrimentos.
- Talvez pensemos que nosso sofrimento seja provocado por outras pessoas, pela falta de condições materiais ou pela sociedade, mas, na realidade, ele vem dos nossos próprios estados mentais deludidos.
- A essência da prática espiritual consiste em reduzir e, por fim, erradicar totalmente nossas delusões, substituindo-as por paz interior permanente.
- Esse é o verdadeiro significado da nossa vida humana.
- A libertação do sofrimento não pode ser encontrada fora da mente.
- Sendo assim, se quisermos nos livrar dos problemas e alcançar paz duradoura e felicidade, precisamos aumentar nosso conhecimento e compreensão da mente.
' Em
geral, é difícil controlar a mente.
Ela é como um balão ao sabor do
vento – vai de um lado para outro, soprada por circunstâncias
exteriores.
Se as coisas vão bem, a mente fica feliz; se vão mal, reage
tornando-se infeliz.
Mesmo quando estamos felizes, essa felicidade não é
completa.
Por exemplo, quando obtemos algo que desejamos, uma aquisição
ou um novo parceiro, ficamos excitados e nos apegamos a isso.
Porém,
como não é possível obter tudo o que desejamos e como estamos
condenados a ser separados de nossos amigos e posses, o apego, ou grude
mental, só serve para nos causar dor.
Por outro lado, quando não obtemos
aquilo que desejamos ou perdemos algo de que gostamos, somos tomados
por desânimo e irritação.
Se
formos obrigados a trabalhar com alguém que detestamos, ficaremos
bravos e nos sentiremos prejudicados.
Como resultado, nosso rendimento
será afetado e o dia no trabalho se tornar-se-á estressante e
insatisfatório.
Essas
oscilações de humor ocorrem porque estamos intimamente envolvidos com
as situações exteriores.
Parecemos uma criança que, construindo um
castelo de areia, sente entusiasmo quando ele fica pronto, mas, logo a
seguir, se decepciona ao vê-lo ser destruído pela maré.
Treinando
em meditação, criamos espaço e clareza interiores, que nos capacitam a
controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas.
Pouco a pouco, tornamo-nos capazes de substituir nossa mente
desequilibrada, que oscila entre os extremos do excitamento e da
decepção, por um equilíbrio mental, isto é, uma mente estabilizada que
está feliz o tempo todo.'
Fontes:-
- A DOUTRINA DO KARMA - Ensinamentos Sagrados da Vedanta
- Budismo Kadampa _Site oficial da Nova Tradição Kadampa -
- União Budista Kadampa Internacional
Blog da yogini
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