segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mente e Água Limpa


 
Mente e Água Limpa

Um certo dia Buda estava viajando com alguns de seus seguidores.
     
 Enquanto eles estavam passando por um lago, Buda disse para um dos seus discípulos:-
- "Tenho sede. 

Traga-me um pouco de água do lago."
      
O discípulo caminhou até o lago. 

Naquele momento, um carro de bois começou a atravessar o lago. 

Como resultado, a água ficou muito turva e lamacenta. 

O discípulo pensou:-
- "Como eu posso dar essa água barrenta para Buda para beber?"
      
Então, ele voltou e disse para Buda:-
- "A água está muito lamacenta. 

Eu acho que não é boa para beber." 

Depois de meia hora, Buda pediu para o discípulo voltar para o lago.
   
O discípulo voltou e descobriu que a água ainda estava com lama. 

Ele voltou e informou Buda. 

Depois de algum tempo, Buda pediu mais uma vez para o discípulo voltar.
   
Desta vez, o discípulo viu que a lama tinha descido para o fundo do lago, e a água estava limpa e cristalina. 

Então ele recolheu um pouco de água em uma panela e levou-a para Buda. 

Buda olhou para a água, olhou para o discípulo, e disse:-
- "Veja o que você fez para tornar a água limpa, repare que a lama desceu sozinha:-
 - E você tem água limpa. 

Sua mente é assim também! 

Quando ela está perturbada, deixe-a sozinha. 

Dê-lhe um pouco de tempo. 

Ela vai se estabelecer por conta própria. 

Você não tem que fazer nenhum esforço para acalmá-la. 

Isso vai acontecer. 

É fácil." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário