terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A Toalha de Mesa - Caso Verídico


A Toalha de Mesa


Uma História Real, contada pelo Pastor Rob Reid. 

Um novo Pastor, recentemente formado, e sua esposa, foram encarregados de reabrir uma Igreja no bairro de Brooklyn, NY. 

Chegaram no início de outubro, entusiasmados com a oportunidade. 

Quando viram a Igreja, observaram que havia muitos estragos e um grande trabalho a ser feito. 

Sem se deixar abater, estabeleceram como meta deixar tudo pronto para o primeiro serviço:-
- O Culto de Natal. 

Trabalharam sem descanso, consertando o telhado, refazendo o piso, pintando, e, muito antes do Natal, em 18 de dezembro, tudo estava pronto! 

Mas, no dia seguinte, 19 de dezembro, desabou uma terrível tempestade que durou por dois dias. 

No dia 21, o Pastor foi até a Igreja. 

Seu coração doeu. 

Viu que o telhado tinha quebrado e que uma grande área do revestimento de gesso decorado, da parede do santuário, logo atrás do púlpito, havia caído. 

O Pastor, enquanto limpava o chão, pensava em como resolver a situação. 

No caminho de casa, pensando até em adiar o culto de Natal, observava as vitrines, enfeitadas para a época, quando notou um bazar beneficente e parou por instantes. 

Uma linda toalha de mesa, de crochê, na cor marfim, com um crucifixo delicadamente bordado no centro chamou-lhe a atenção. 

Era do tamanho exato para cobrir o estrago atrás do púlpito. 

Comprou-a e voltou em direção à Igreja. 

No caminho de volta, começou a nevar. 

O Pastor apressou seus passos e quando chegava à porta da Igreja observou uma velha senhora que vinha correndo em direção contrária tentando pegar o ônibus. 

Devido à sua idade avançada, não foi possível, para velha senhora, realizar seu objetivo. 

O Pastor, então, convidou-a a entrar e esperar pelo próximo ônibus, abrigando-se, assim, do frio. 

Ela sentou-se num banco e nem prestava atenção no Pastor que já providenciava a instalação da toalha de mesa na parede. 

Terminada a tarefa, o Pastor afastou-se e pôde admirar o quanto a toalha era linda e servia perfeitamente para esconder o estrago causado pela tempestade. 

O Pastor notou a velha senhora encaminhando-se para ele. Seu rosto estava transfigurado. 

Ela parou à sua frente e perguntou:-
- Pastor, onde o senhor encontrou essa toalha de mesa? 

O pastor contou a história e a mulher pediu-lhe que examinasse o canto direito inferior para encontrar as iniciais EBG, bordadas. 

O pastor fez o que a mulher pediu e, intrigado, confirmou a existência das iniciais. 

- Essas são as minhas iniciais, disse a velha senhora. 

- Eu bordei essa toalha de mesa há 35 anos, na Áustria. 

- Sabe Pastor, antes da guerra, eu e meu marido éramos pessoas de posses e felizes. 

Quando os nazistas invadiram meu país combinamos fugir. 

Eu iria antes e meu marido me seguiria uma semana depois. 

Contudo fui capturada, trancada numa prisão e nunca mais vi meu marido, nem minha casa. 

O Pastor ofereceu-lhe a toalha de volta, mas ela recusou, dizendo que estava num lugar muito apropriado. 

Então o Pastor ofereceu-se para levá-la até sua casa. 

Era o mínimo que poderia fazer. 

Ela morava em Staten Island e tinha passado o dia no Brooklin executando um serviço de faxina. 

No dia de Natal a igreja estava cheia. 

Foi um lindo trabalho. 

Ao final, o Pastor e sua esposa cumprimentaram os fiéis um a um à porta da Igreja. 

Muitos deles diziam que retornariam. 

Apenas um velho homem, permaneceu sentado, atônito. 

O pastor aproximou-se e antes que dissesse palavra, o velho perguntou:-
- Onde o senhor conseguiu a toalha de mesa da parede? 

Ela é idêntica à que minha mulher fez, muitos anos atrás, quando vivíamos na Áustria, antes da guerra. 

Como poderiam existir duas toalhas tão parecidas? 

Imediatamente, o pastor entendeu o que tinha acontecido e convidou:-
- Venha... eu vou levá-lo a um lugar que o senhor vai gostar muito. 

No caminho o velho contou a mesma história da mulher. 

Ele, antes de poder fugir, também havia sido preso e nunca mais pôde ver sua mulher e sua casa, por 35 anos. 

Ao chegar à mesma casa onde deixara a mulher, três dias antes, ajudou o velho a subir os três lances de escadas e bateu à porta. 

O que se seguiu é possível de se imaginar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário