Rótulo de Espírita

No atual estágio de evolução do Planeta, as velhas fórmulas hipócritas de se dizer religioso e garantir um olhar social de honradez não funcionam mais. 

O discurso e a aparência de honrado, bondoso, ético não engana mais ninguém, esse subterfúgio esgotou-se.

Conhecer o Espiritismo, fazer curso, trabalhar na seara espírita não é garantia de mudança da personalidade, ou, usando uma metáfora apropriada, não se passa de homem velho para homem novo. 

Algumas pessoas se contentam com o rótulo de Espírita, não se importando em continuar sendo o homem velho. 

Justificam que ainda não é possível mudar velhos hábitos. 

Respaldam seus argumentos no padrão social doentio, que inclui seus parentes e amigos, desse modo, se sentindo justificados diante do consenso social. 

Os extremistas ficam nas polaridades:-
- ou querem se santificar de imediato, ou se permite ficar “como sempre foi”, não conseguem pegar o caminho do meio, ponderando que a mudança é um processo gradual. 

A propósito, como consta no Evangelho Segundo o Espiritismo:-
-Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações. cap. 17, item 4
O Espiritismo oferece as condições inigualáveis para a mudança pessoal e social, sensata, respeitando o grau evolutivo de cada qual, portanto não é o Espiritismo que não possui os recursos para nos ajudar na transformação pessoal.

Com essa postura incoerente, narcisista, retrógrada é natural que a pessoa fique obsediada, porque já se auto-obsedia, assimila energias doentias do seu ambiente, sai do corpo durante o sono e vai para regiões inferiores, atrai pessoas perigosas, favorece acidentes de percurso...

Finalizando as reflexões, no Livro Mediunidade:-
- Desafios e Bênção, p. 27 Manoel P. de Miranda disserta:-
- Travaram contato com a revelação espírita, participaram dos memoráveis eventos espirituais do intercâmbio mediúnico, porém não modificaram a visão sobre si mesmos ou a sua conduta, tornando-se parasitas no grupo social ou belas personalidades aplaudidas nos cenários do mundo, mantendo a individualidade atormentada e venal, que não modificou a forma de ser ou de comportar-se. 

Data: 
quinta-feira, 10 Janeiro, 2013