quarta-feira, 6 de julho de 2016

Canto do Homem Novo


Canto do Homem Novo 

 Poema de HERCULANO PIRES

"Pisarei de cabeça erguida no limiar do amanhã.
 
Desvencilhei-me do passado. 

Meu compromisso é o futuro.
 
Rasguei a carta fajuta da moral hipócrita, quebrei os ídolos de barro, esmaguei sob os pés os dogmas da crença e da descrença.
 
Não busco a verdade nos mitos:-
- Encontrei-a em mim mesmo.
 
Bebo o vinho da vida sem pedir licença.
 
Lavo a face da Terra com a água da verdade.
 
O fingimento, a mentira, a adulação, a perfídia provocam-me náuseas.

 
Quero o mundo como ele é, a vida como ela é.
 
Quero olhar para a face de Deus como a águia olha para o Sol.
 
Ninguém é responsável por mim, ninguém me salva.
 
Deus emancipou-me na minha liberdade e os temores do passado eu mesmo os sepultei.
 
Não é orgulho saber que sou livre e posso conquistar o Cosmos.
 
Minha humildade consiste em reconhecer os meus limites.
 
Não nasci para ser escravo:-
- A vida é liberdade.

Jogo no presente tudo o que possuo e ganho no futuro.

Descobri que não sou frágil e não morro:-
- Sou imortal.

Meu avô falhou, meu pai falhou, eu mesmo falhei porque temíamos a vida. 

Mas agora amo a vida e sei que viverei através dos milênios.

Meus limites se alargam na proporção em que avanço.

A Razão é a minha bússola, a Verdade o meu norte.

Construirei o meu mundo, o mundo do meu tmpo, e o tempo renovado renovará o mundo.

Fui velho na juventude, serei jovem na velhice.

Que importa se o corpo envelhece? 

Ninguém deterá os meus passos e farei da morte um novo salto para as constelações. 

Satarei feliz sobre as galáxias do amanhã.

Não troquei o confessor pelo psicanalista, nem a moral pela libertinagem.

Tenho uma estrela na fronte e sou vestal do meu fogo sagrado.

Quem apagará a labareda das minhas certezas?

Quem guiará os meus passos além da minha consciência?

Aos que me odeiam, respondo com uma palavra:-
- Amor!

Aos que me acusam, respondo com a piedade.

Aos que tentam escravizar-me, ajudo-os a se libertarem.

Minha consciência é o Tribunal de Deus. 

Ele me julga.

Como posso pedir o perdão daqueles que erram mais do que eu?

Como posso dirigir-me a Deus através dos agentes comerciais da sua misericórdia, que ninguém pode vender?

Estou diante do mundo e sei que o mundo é a minha oportunidade.

Deus não está no Céu e nem o Diabo no Inferno.

Mas eu - homem - estou na Terra e a Terra é dos Homens.

Temos de transformar a Terra - nós, os homens - no Reino de Deus.

E onde estão as leis desse Reino, senão em nossa consciência?

Se Deus está em mim, como posso adorá-lo fora?

E como posso negá-lo?

Como posso tremer ao lembrar-me de Deus, se Ele é a minha consciência?

Basta voltar-me para mim mesmo para ver a Sua face.

Os anos de terror já passaram. 

A ignorância morreu.

A rosa da Verdade abriu-se em meu coração.

Não choro, não gemo, não me apavoro.

Confio.

A vida cresce em mim e nada pode extingui-la.

Não me interessam os mistérios ocultos, os poderes secretos.

Todo o poder me foi dado. 

E ninguém pode arrebatá-lo.

Contarei os átomos e as estrelas, os grãos de areia e as galáxias, e multiplicarei em minhas mãos as rosas da Verdade."

Poema de J. Herculano Pires de 07/1975


Nenhum comentário:

Postar um comentário