quinta-feira, 28 de julho de 2016

Gêmeos sob a Ótica Espírita




 
Gêmeos sob a Ótica Espírita

 Livro dos Espíritos:-

211. De onde deriva a semelhança de caráter que muitas vezes (não é regra geral) existe entre dois irmãos, geralmente gêmeos?
 
“São Espíritos simpáticos que se aproximam por analogia (pontos de semelhança) de sentimentos e se sentem felizes por estar juntos.”


Observação:-

- A pergunta fala sobre semelhança física e semelhança do caráter. 

Então, quando os gêmeos se dão bem é porque são espíritos simpáticos, e é lógico que se sentirão felizes por conviverem com quem se afinizam.

212. Há duas almas, nas crianças cujos corpos nascem ligados, tendo comuns alguns órgãos?


“Sim, mas a semelhança entre elas é tal que faz vos pareçam, em muitos casos, uma só alma.”


Observação:-

- Aqui é citado o caso dos siameses, onde os corpos nascem ligados e alguns órgãos sustentam os dois corpos, mas são duas almas.

213. Se nos gêmeos os Espíritos encarnam por simpatia, donde provém a aversão que às vezes se nota entre eles?


“Não é de regra que sejam simpáticos os Espíritos dos gêmeos. 


Acontece também que Espíritos maus entendam de lutar juntos no palco da vida.”

Observação:-

- A pergunta e resposta 211 quer saber sobre a semelhança de caráter que existe “muitas vezes” (não é sempre) entre os gêmeos. 

Então, assim como acontece de encontrarmos gêmeos que sejam simpáticos, poderemos encontrar gêmeos inimigos, antipáticos, que estão juntos para aprenderem a perdoar, a se amarem, a se respeitarem.

Quando não se esforçam, virão grudados, siameses.

Os xifópagos (siameses), via de regra, são dois espíritos ligados por cristalizados ódios, construídos ao longo de muitas reencarnações, e que reencarnam nestas condições, raramente por livre escolha e nem por punição de Deus (aliás, Deus não pune, nem castiga, apenas corrige suas criaturas), mas por uma espécie de determinismo originado na própria Lei de Ação e Reação (Causa e Efeito), que os hindus denominam de “karma”


Alternando-se as posições como algoz e vítima e, também, de dimensão física e extrafísica, constrangidos por irresistível atração de ódio e desejo de vingança, buscam-se sempre e culminam se reaproximando em condições comoventes, que os obriga a compartilhar até do mesmo sangue vital e do ar que respiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário