domingo, 3 de julho de 2016

Com qual velocidade se desloca um espírito ?


Com qual velocidade se desloca um espírito ?

Certamente que o Espírito gasta algum tempo para percorrer distâncias, no entanto, essa velocidade tem variações infinitas, de acordo com a evolução da alma. 

Existem determinados Espíritos tão materializados, que os seus meios de locomoção são os mesmos dos homens e, por vezes bem piores, bem corno há entidades altamente evoluídas, que viajam grandes distâncias com a velocidade do pensamento. 

Não podemos determinar uma velocidade igual para todos os Espíritos, pois que cada um se encontra em uma faixa evolutiva, considerando que a volitação depende de determinados processos interiores, que cada alma sabe usar para seu proveito próprio e, certamente, em favor dos que carecem dos seus trabalhos espirituais.

Encontramos Espíritos angélicos que escondem sua própria iluminação, para ajudar aos que se encontram nas sombras, sendo que seus poderes internos são os mesmos e podem, pelas forças adquiridas, conduzir muitas entidades, transportando-as das regiões inferiores para as casas de reajustamento espiritual. 

Em determinados casos, usam meios de locomoção primitiva, desde que achem conveniente tal meio. 

Igualmente existem aparelhos eletromagnéticos, no mundo dos Espíritos, que também são usados para esses trabalhos, sendo muito usados em assistência aos que sofrem e em transportes usuais.

Se o Espírito evoluído rasga os espaços e tem a velocidade do pensamento, podemos raciocinar como Deus está em toda parte permanentemente e como Jesus está presente onde alguém se reúne em nome d'Ele, em qualquer lugar da Terra.

O Espírito é uma chama divina, consciente, e o pensamento é seu atributo, cuja força pode levá-lo aonde quer que seja, desde que tenha condições para tais viagens. 

O universo é uma casa grande, mas nem todos os Espíritos podem andar nos departamentos desta casa de Deus. 

Existem muitos limites, de acordo com a posição da alma na escala a que pertence. 

Há muitos Espíritos que, ao desencarnarem, não saem das casas onde viveram como encarnados; outros, ficam ligados aos despojos nos cemitérios, e outros, ainda, ficam perambulando pelas ruas e lugares que se afinizaram com os seus sentimentos. 

O ódio em demasia faz pesar o corpo espiritual; assim a inveja, o ciúme, a maledicência, o orgulho e o egoísmo, de modo que a volitação fica difícil para essas entidades, e os seus corpos ficam chumbados ao solo terreno.

O pensamento é uma propriedade elástica do Espírito e seus poderes ultrapassam as pálidas deduções dos homens.

Dependendo de quem pensa, podem os pensamentos, emitidos em determinados lugares, trazer de volta à mente as imagens e as impressões do ambiente que se deseja e deste modo ficar sabendo o que se passa. 

A força mental do Espírito superior é como um verdadeiro milagre, sob o comando da sua vontade. 

O poder da mente do Espírito puro é sem limites, porém, mesmo dotado de todas essas conquistas, respeita, dentro da ordem do universo, os seus irmãos menores, que estão passando por certos aprendizados, sob o controle da dor. 

Todavia, há casos em que eles intervêm com a misericórdia de Deus, em nome da mesma lei de justiça, ajudando aos que sofrem, quando a condição do sofredor pede esse amparo, para que possa servir melhor, aproveitando oportunidade difícil de ser granjeada. 

Os recursos são diversos e Deus é Amor!

Filosofia Espírita - Comentário de Miramez sobre a questão 0089 do Livro dos Espíritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário