O problema raiz de todos os problemas por OSHO
“O problema raiz de todos os problemas é a própria mente.
Assim, a primeira coisa a ser
compreendida é o que vem a ser a mente, de que matéria é feita, se é uma
entidade ou apenas um processo, se é substancial ou apenas ideal.
A não ser que conheças a natureza da mente, não poderás resolver nenhum dos problemas de tua vida.
Em primeiro lugar:-
- A mente não existe como uma entidade; apenas os pensamentos existem.
Em segundo lugar:-
- Os pensamentos existem separados
de ti; não são ligados à tua natureza.
Eles vêm e vão - tu permaneces,
tu persistes.
Tu és como o céu:-
- Nunca vem, nunca vai, está sempre ali.
Observa profundamente e te tornarás o hospedeiro e terás pensamentos como hóspedes.
Como hóspedes, eles são belos;
mas se esqueces completamente que és o hospedeiro, eles se tornam os
hospedeiros e tu ficas em confusão.
Isso é o inferno.
Tu és o dono da
casa, a casa te pertence, mas os hóspedes se tornaram donos.
Recebe-os, cuida deles, mas não te identifiques com eles; de outra maneira, eles se farão senhores.
A mente torna-se problema porque
tomaste os pensamentos tão profundamente, dentro de ti, que esqueceste
por completo a distância, o fato de eles serem visitantes, de irem e
virem.
Há, naturalmente, bons e maus visitantes, mas não precisas preocupar-se com eles.
Um bom hospedeiro trata todos os hóspedes da mesma maneira, sem fazer distinções.
Um bom hospedeiro é apenas um bom hospedeiro:-
- Quando um mau pensamento surge, ele trata o mau pensamento da mesma forma como trataria um bom pensamento.
Gurdjieff costumava dizer que só
uma coisa é necessária:-
- Não se identificar com o que vem e vai.
A manhã
vem, depois dela o meio-dia, vem a tarde, e todos eles se vão.
Chega a
noite e, novamente, a manhã.
Tu permaneces - não como tu,
porque isso também é um pensamento, mas como pura percepção.
Não o teu
nome, porque isso também é um pensamento; não tua forma, porque isso
também é um pensamento; não teu corpo, porque um dia compreenderás que
também ele é um pensamento.
Apenas pura percepção, sem nome, sem forma:-
- Somente a pureza, somente o que não tem forma nem nome, somente o
próprio fenômeno de estar consciente - só isso é duradouro.”
OSHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário