segunda-feira, 30 de maio de 2016

Como a ESPIRITUALIDADE / RELIGIOSIDADE ajudam a ENFRENTAR e VENCER o CÂNCER ?


Como a ESPIRITUALIDADE / RELIGIOSIDADE ajudam a ENFRENTAR e VENCER o CÂNCER ? 

Se levarmos em consideração a potencial letalidade do câncer, não é incomum que indivíduos acometidos pela doença, ou seus familiares, utilizem crenças e valores espirituais/religiosos para o enfrentamento da doença.
Os valores e as crenças espirituais/religiosas, servem, em geral, para manter elevada a autoestima, prover um significado transcendente aos acontecimentos vividos, possibilitar conforto emocional e também para fornecer um sentimento de Esperança.
Analisar, sob o ponto de vista científico, a contribuição da espiritualidade no enfrentamento do câncer, vem se constituindo uma tarefa desafiadora.
Dois dos maiorjes desafios dizem respeito à definição conceitual do que consiste o suporte espiritual/religioso  e a análise da qualidade dos métodos de pesquisa empregados para mensurá-lo.
Muito embora essas questões sejam mais do que pertinentes, a proucra por suporte espiritual/religioso, continua a crescer não somente por parte dos pacientes e familiares como também pelos profissionais de saúde.
Estes últimos acabam se apropriando desses saberes específicos, com a finalidade de ampliar as possibilidades de oferer conforto aos seus pacientes.
É frequente, no senso comum, a crença de que a Fé pode ajduar as pessoas a recuperartem a Saúde comprometida por doenças, comprovada pelo fato de muitas pessoas se utilizarem de orações para contribuir nos processos de cura.
Nas últimas décadas, o interesse sobre o assunto vem aumentando e algumas revisões da literatura científica sobre o tema forma publicadas durante a décade de 2000.
Entretanto, estudos demonstrando relação entre espiritualidade/religião e resposta ao tratamento do câncer ainda são poucos, assim como estudos relacionando espiritualidade/religiosidade e estratégias de suporte aos indivíduos com câncer.
Podemos, desta forma, considerar que os estudos que relacionam crenças e valores espirituais/religiosos e câncer estão na sua infância.
Em um futuro próximo, com a multiplicação de estudos nessa temática, poderemos obter melhores inform ações sobre:-
- O papel da espiritualidae/religiosidade no enfrentamento do câncer e 
- Os Mecanismos Psicológicos - Esperança, Otimismo, Senso de Coerência,
- Biológicos - alterações na imunidade e regulação hormonal, e 
- Comportamentais - Suporte social e trabalho voluntário - relacionados à morbidade, à mortalidade e à qualidade de vida que dizem respeito ao câncer.
Enquanto aguardamos esses estudos, algumas instituições que tratam indivíduos com câncer, já começaram a implementar programas de:-
- Suporte espiritual/religioso associados ou não a práticas de medicina complementar e alternativa - Ioga, acupuntura, exercícios físicos, massagem, reiki, etc.
A espiritualidade/religiosidade é um aspecto muito importnate no enfrentamento de doenças potencialmente fatais como o câncer e representa uma área de crescente interesse na Psicologia e Psicoterapia.
O médico austríaco Viktor Frankl, dedicou toda sua vida ao desenvolvimento e à divulgação de uma nova forma de terapia, que busca explorar o sentido da vida e a dimensão espiritual da existência - Logoterapia.
Frankl acreditava que indivíduos que apresentavam forte sentimento de dever, de compromisso, seja com uma Fé religiosa, seja com uma crença política, social, cultural, seja mesmo em outro indivíduo (como objeto de amor, afeto e cuidado), estavam mais aptos a enfrentar as vicissitudes da vida.
Dito de outra forma, ele acreditava que indivíduos com valores e crenças não materiais (espirituais), mas não necessariamente religiosas, que lhes davam sentido de existir, eram mais capazes de enfrentar diferentes tipos de problemas e sofrimentos.

Pense nisso !!!!

Grupo Coi


Nenhum comentário:

Postar um comentário