sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Tarefa do Mentor











A Tarefa do Mentor

O mentor é um espírito que se comprometeu com o trabalho espiritual do médium, dedicando parte do seu tempo para preparar o médium para sua tarefa, trabalhar ao seu lado e fazer o possível para protegê-lo do contato com as energias degradantes do astral inferior.
 
Abaixo segue um trecho do Livro:- Missionários da LuzChico Xavier, que fala um pouco sobre a tarefa dos mentores:-
- "Este irmão não é um simples aparelho.
 
É um Espírito que deve ser tão livre quanto o nosso e que, a fim de se prestar ao intercâmbio desejado, precisa renunciar a si mesmo, com abnegação e humildade, primeiros fatores na obtenção de acesso à permuta com as regiões mais elevadas.
 
Necessita calar, para que outros falem; dar de si próprio, para que outros recebam.
 
Em suma, deve servir de ponte, onde se encontrem interesses diferentes.
 
Sem essa compreensão consciente do espírito de serviço, não poderia atender aos propósitos edificantes.
 
Naturalmente, ele é responsável pela manutenção dos recursos interiores, tais como a tolerância, a humildade, a disposição fraterna, a paciência e o amor cristão; todavia, precisamos cooperar no sentido de manter-lhe os estímulos de natureza exterior, porque se o companheiro não tem pão, nem paz relativa, se lhe falta assistência nas aquisições mais simples, não poderemos exigir-lhe a colaboração, redundante em sacrifício.
 
Nossas responsabilidades, portanto, estão conjugadas nos mínimos detalhes da tarefa a cumprir.

O mentor e seu pupilo se comprometem com o trabalho espiritual antes da encarnação do médium e, diferente do que muitos acham, o médium não é obrigado a receber sua aptidão, ele que a solicita para saldar débitos contraídos em vidas anteriores e acelerar a sua evolução espiritual.
 
O trecho abaixo, retirado do Livro:- Missionários da Luz, fala sobre os compromissos assumidos entre médium e mentor:

"Assinalando a perfeita comunhão entre o mentor e a tutelada, indaguei por minha vez se uma associação daquela ordem não estaria vinculada a compromissos assumidos pelos médiuns, antes da reencarnação, ao que Áulus respondeu, prestimoso:-
- Ah. sim, semelhantes serviços não se efetuam sem programa.
 
O acaso é uma palavra inventada pelos homens para disfarçar o menor esforço.
 
Gabriel e Ambrosina planejaram a experiência atual, muito antes que ela se envolvesse nos densos fluidos da vida física."
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário