segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Depressão


Depressão

Em muitas circunstâncias, podemos considerar a depressão como natural período de transição. 

São tempos de mudança e crescimento, épocas de tristeza que antecedem novos horizontes de amadurecimento do ser em constante processo de evolução.

Os fenômenos naturais da vida sucedem, organizados, em ciclos determinados. 

Os períodos de troca dos antigos conceitos por outros tantos mais novos e melhores para o nosso momento atual fazem parte desse ciclo natural da consciência humana. 

Porque somos também Natureza; possuímos as estações da alegria, do entusiasmo, da moderação e do desânimo, assim como as da primavera, do verão, do outono e do inverno.

Aprendendo com a Natureza entre as observações das leis que regem os ecossistemas, é que deixaremos as atmosferas cinzentas da depressão passar para fixarmo-nos nos dias de sol e de alegria, que voltarão a brilhar.

Os elementos da Natureza não se encontram separados, mas tendem a se combinar em sistemas mais complexos, estabelecidos a partir de uma série de associações físicas e biológicas. 

Através das relações de permutas constantes, eles adquirem uma espécie de “vida coletiva”, o que lhes dá uma habilidade para se auto-organizarem e auto-reproduzirem ao longo do tempo. A esse fenômeno a Ecologia denomina “ecossistema”.

 O pensamento ecológico procura investigar algumas das leis que regulam e formam os mecanismos ecossistêmicos.

Vamos descrever as que consideramos mais importantes para as nossas ponderações neste estudo:-
- 1) A “Diversidade” 
– Quanto maior a multiplicidade de elementos existentes no ecossistema, maior sua capacidade de se auto-regular, pois maiores serão as propriedades com que ele contará para reorganizar os elementos num novo equilíbrio.

- 2) A “Interdependência” 
– Na unidade funcional do ecossistema tudo está conectado com tudo, de tal modo que não poderemos tocar num elemento isolado sem atingirmos o conjunto. 

Assim também ocorre com o corpo humano, já que não se pode abalar um órgão sem envolver todo o organismo.

- 3) A “Reciclagem” – Todo elemento natural liberado no ambiente é reintroduzido de alguma forma pelo ecossistema.

 Através desses reaproveitamentos é que os resíduos biológicos permanecem circulando e sendo reproduzidos numa espécie de ciclo fechado. 

É isso que permite a sobrevivência desse imenso complexo ecológico.

*(…) O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus”¹

Por sermos parte desse grandioso espetáculo da Natureza e possuirmos a capacidade de entendê-lo racionalmente, é que deveríamos ser os primeiros a considerar a sagrada naturalidade que há em nós, bem como a perceber, conscientemente, seu processo atuando em nossa intimidade.

A seguir, algumas conexões entre as leis ou regras de funcionamento dos ecossistemas, que nos ensinarão a regular nosso ritmo de vida para não voltarmos aos velhos padrões de pensamentos depressivos:-
- 1) Na “Diversidade” de novos conhecimentos filosóficos, religiosos ou científicos e na análise de diversos modos de definir a realidade das coisas é que aumentaremos a capacidade de auto-regular-nos emocionalmente para restabelecermos um novo equilíbrio existencial.

- 2) Na “Interdependência” da vida social, mas nunca no isolamento, é que extrairemos as experiências de que necessitamos para sair do marasmo, pois é nas relações de permuta constante na vida coletiva que aprenderemos que tudo está relacionado com tudo. 

Devemos descobrir nossas similaridades com toda a obra da Criação. 

Ninguém será feliz sozinho, pois o homem é apenas uma parcela dessa grande sinfonia da evolução da vida na Terra.

- 3) “Na Reciclagem” de todos os elementos que as experiências da vida nos oferecem, o reaproveitamento deverá ser feito indistintamente, tanto para os que chamamos bons quanto para os que consideramos maus. 

Alegria e tristeza são nossos companheiros de viagem, estão sempre nos ensinando algo na caminhada evolucional. 

Tudo tem seu próprio valor e lugar na existência; por isso, não devemos tentar afastar de forma irrefletida as nuvens negras que impedem, momentaneamente, que a luz nos alcance. 

A vida na Terra ainda é um jogo de luzes e sombras. 

Tudo na vida tem um fim utilitário para crescermos integralmente.

A reflexão atenta a esses apontamentos permite-nos entender melhor nossos cidos depressivos, recolhendo assim as abençoadas sementes da “arte de viver”.

¹ O Livro dos Espíritos, Questão 585:- - Que pensais da divisão da Natureza em três reinos, ou melhor, em duas classes:-
- A dos seres orgânicos e a dos inorgânicos? 

Segundo alguns, a espécie humana forma uma quarta classe. 

Qual destas divisões é preferível?
  Todas são boas, conforme o ponto de vista. 

Do ponto de vista material, apenas há seres orgânicos e inorgânicos. 

Do ponto de vista moral, há evidentemente quatro graus.

Nota – Esses quatro graus apresentam, com efeito, caracteres determinados, muito embora pareçam confundir-se nos seus limites extremos. 

A matéria inerte, que constitui o reino mineral, só tem em si uma força mecânica.

 As plantas, ainda que compostas de matéria inerte são dotadas de vitalidade. 

Os animais, também compostos de matéria e igualmente dotados de vitalidade, possuem, além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. 

O homem, tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, indefinida, que lhe dá a consciência do seu futuro, a percepção das coisas extramateriais e o conhecimento de Deus.

Livro:- As Dores da Alma
Item Depressão
Espírito Hammed 
Psicografia de Francisco do Espírito Santo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário