sábado, 16 de novembro de 2013

Avaliação


Avaliação
  
Um pouco de realismo pragmático, de objetivismo ou objetividade, não fazem mal a ninguém, são parte da racionalidade, que só ajuda em toda e qualquer situação.

Puxar pela razão, deixar as emoções de lado e, com a cabeça fria, os pés no chão, bem lucidamente, agir — eis uma receita que serve para tudo. 
 
Inclusive para o movimento espírita.

Estamos diante de um fato consumado, um perfeito “já era”, aquela situação em que nossas avós diziam — “o que não tem remédio, remediado está”. 
 
O movimento espírita em sua maioria fez uma decidida opção pela religiosidade, mandando às favas tudo que Kardec disse a respeito. 
 
A minoria que não fez isso é muito pequena, não tem como e não pode sequer pretender mudar nada:-
- Trata-se de uma manifestação de livre-arbítrio de pessoas conscientes, maiores, vacinadas, que já sabem contar até dez. 
 
Por que teríamos nós que perder tempo com quem já se decidiu claramente pelo que quer? 
 
“Fi-lo porque qui-lo”.

É a hora de entender que nada mais há a fazer. 
 
Tudo que precisava ser dito, ser informado, divulgado, colocado como argumentação e orientação, já foi feito. 
 
Vai já para uma década a campanha de revelação feita por confrades sinceros e dedicados, que não fizeram segredo nenhum e em linguagem muito clara puseram ao alcance de todo mundo a informação-bomba:-
- Para Kardec, o Espiritismo nunca foi uma religião; essa ideia foi inventada pela Igreja e Kardec combateu-a, repeliu-a.

Não é mais hora de continuar polemizando e batalhando por nada mais:-
- Os espíritas estão divididos entre religiosos e não-religiosos e cada facção deve assumir seu próprio destino e prepara-se para seguirem assim, separados, procurando salvar apenas um relacionamento pacífico, harmonioso, solidário, entre si.
 
 Afinal, somos civilizados.

O problema só em parte é de informação. 
 
A revelação de que Kardec não aceitava a ideia de uma “religião espírita” nunca foi secreta, reservada, sigilosa ou escondida. 
 
Esteve sempre onde está:-
- No bojo da “Revista Espírita”, em muitos livros da Codificação. 
 
Só não topou com esses textos quem é alienado, não lê ou se lê o faz mal, pela metade, cabeceando de sono, apenas por dever, tropeçando nas palavras, sem analisar.

Kardec foi bem claro, bem explícito:-
- “O Espiritismo não é uma religião
 
Do contrário, teria culto, templos, ministros. 
 
Os fatos protestam contra essa qualificação”. 
 
“É uma doutrina filosófica que tem consequências religiosas, mas em absoluto não constituiu uma religião, pois não tem ritos, nem culto, templo e ninguém entre os adeptos tomou ou recebeu o grau de ministro ou grão ministro. 
 
A crítica é que inventou isso”.

Então a questão não é tanto de revelar, informar, divulgar: os textos estão aí mesmo, é só acessá-los. 
 
A questão é bem outra:-
- É de amadurecimento, é de preferência, de opção.

A maioria esmagadora das pessoas entrou para o Espiritismo, mas não deixou ainda, efetivamente, o Espiritismo entrar na cabeça delas. 
 
Ao mesmo tempo, elas saíram das igrejas, mas não saíram ainda da religião.

Com esse quadro, compreendemos que não dá mesmo para acontecer outra coisa senão isso que já ocorreu:- 
- Quem é religioso por convicção, por limitação, não está a fim de pensar em coisa diferente disso e sente-se no Espiritismo como se estivesse em apenas “uma outra religião”.

Pode chover Kardec na cabeça delas que não adiantará nada: um bloqueio intelectual impedirá fatalmente que pensem algo diferente do que se autolimitaram pensar e só entenderão o movimento por essa ótica autofabricada — como uma religião, a “sua religião”, a religião delas, as pessoas que assumiram isso. 
 
Isso, na verdade, bem pouca diferença faz:-
- Pensar o Espiritismo assim ou assado, pouco o afeta, realmente; ele continua essencialmente como sempre foi, tal como produzido por Kardec — como ciência e filosofia. 
 
A opinião que fazem dele tem muitíssimo pouco efeito real sobre sua natureza:-
- Durante milênios acreditou-se que o sol rodava em redor da terra e nem por isso o sol deixou de ser o que é.

Mas há um subproduto indesejável desse fato:-
- A predominância dos religiosos, o predomínio que eles têm, ocupando todos os espaços do movimento, gera um quadro muito claro de afastamento, barramento, impedimento de quem não pensa religiosamente. 
 
Quem não afina com a maioria vai para a cerca, numa eterna “regra-três” e desse ostracismo não se volta mais. 
 
Pode ser sócio, ser lembrado para soltar dinheiro nas listas, comprar rifas etc; mas aproveitado, considerado, convidado para cargos, chamado para colaborar, ser ouvido e cheirado — isso nunquinha.

O espírito religioso é separatista, é exclusivista, age por banimento de quem é diferente, de quem não pensa igual, é sectarista e isso tem sido demonstrado repetitivamente, monotonamente, ao longo destes anos todos que durou — sim, pois já acabou, tornou-se fato consumado — a escalada de conquista do poder pelos religiosos.

Em lugar de se ficar disputando espaço com quem não está a fim de ceder ou conceder nada, o que se tem de fazer é largar tudo na mão deles e retirar-se:-
- Com isso, cada instituição que optou pelo religiosismo ficará homogênea, sem oposições internas, sem dissidentes. 
 
Por outro lado, os que se retiram devem agrupar-se formando novas instituições, que nos respectivos estatutos se declararão não-religiosas, ficando homogêneas também, igualmente sem oposições e dissidências internas.

Fonte: Espiritismo e Unificação, fevereiro/março de 1987, Ano XXXIV, nº 410/411. 
 
Periódico publicado pela Divulgação Cultural Espírita Editora (Dicesp) - Santos-SP.

Krishnamurti de Carvalho Dias (1930-2001), escritor autodidata e orador espírita, foi um dos pioneiros no uso da multimídia para a divulgação do Espiritismo. 
 
Escreveu os livros:-
- O Laço e o Culto, 
- Roustaing, 
- Toques de Obsessão, 
- A Descoberta do Espírito,
- Dois Ensaios, 
- O Nascimento da Morte e dezenas de ensaios e artigos na imprensa espírita.
 
 
                        Krishnamurti de Carvalho Dias
                                     Outubro de 2013
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário