terça-feira, 15 de março de 2016

Crianças Hiperativas / Déficit de Atenção


 
CRIANÇAS HIPERATIVAS 

DÉFICIT DE ATENÇÃO têm causas espirituais ?

 - O que é
Desempenho inapropriado nos mecanismos que regulam a atenção, a reflexibilidade e a atividade, ocasionando sintomas de:-
- Desatenção;
- Impulsividade;
- Hiperatividade.


--Os sintomas de TDAH se modificam com a maturidade
Crianças
Hiperatividade motora
Agressividade
Baixa tolerância frustração
Impulsividade
Adultos
Distrai-se facilmente
Desatenção
Mudança de atividades
Aborrece-se facilmente
Impaciente
Inquieto


--Critérios para Diagnóstico
Pelo menos 6 sintomas dos 9 em uma das escalas;
Sintomas devem estar presentes nos últimos 6 meses;
Alguns sintomas devem estar presentes antes da idade de 7 anos;
Algum prejuízo causado por sintomas presentes em dois ou mais ambientes (p.ex., escola e casa);
Prejuízo significativo social, acadêmico ou ocupacional;
Excluir outros transtornos mentais.


Desatenção
Presta pouca atenção em detalhes e comete erros por falta de atenção;
Tem dificuldade de ficar concentrado nos deveres e nos jogos;
Parece estar prestando atenção em outras coisas quando se fala com ele;
Tem dificuldade em seguir instruções até o fim ou deixa os deveres sem terminar.


É desorganizado com deveres e outras atividades do dia a dia;
Evita deveres ou atividades que exijam concentração;
Perde material da escola ou coisas do dia a dia;
Se distrai com facilidade;
Esquece de fazer coisas que deveria fazer no dia a dia.


HIPERATIVIDADE / IMPULSIVIDADE
Mexe com as mãos e com os pés quando está sentado ou se mexe muito na cadeira;
Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações, quando deveria ficar sentado;
Corre ou trepa nas coisas quando deveria ficar tranqüilo;
Tem dificuldade de ficar em silêncio enquanto brinca.


Elétrico / Fica a “mil por hora”;
Fala demais;
Responde as perguntas antes dos outros terminarem de falar;
Tem dificuldade em esperar sua vez;
Interrompe os outros.


Queixas dos pais
Meu filho é agitado, não para quieto um minuto;
Não fixa atenção em qualquer tarefa;
Anda pela sala perturbando o irmão;
Quase todos os brinquedos estão quebrados;
Não consegue aguardar a sua vez;
Quando vê televisão incomoda quem está do lado;
Se mexe o tempo todo;
Parece que não escuta o que não lhe interessa, mas está ligado em tudo;
Não obedece ordens;
Não sabe ouvir um NÃO.


Atrapalha os colegas na sala de aula;
Não fica sentado quieto;
Não avalia o perigo;
Não gosta de estudar, seus trabalhos escolares são mal feitos e bagunçados;
Rendimento escolar é baixo;
Por vezes enfrenta adultos;
É avoada;
Estabanada;
Vive no mundo da lua;
“Bicho carpinteiro”.


História do desenvolvimento
Marcos no tempo adequado;
Mexia muito na barriga;
Bebê irritado;
Correr antes de andar;
Acesso de birra;
Grafismo desleixado;
Pouco sono.


ALUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA o que se encontrou foi:-


1 – São seres orgulhosos;


2 – Têm dificuldades para lidar com autoridade absolutas;


3 – Parecem não se relacionar bem com pessoa alguma que não lhes sejam igual.


4 – Frustram-se com sistemas ou tarefas que sugerem rotinas ou situações repetitivas que não possam usar a criatividade.


Quando analisadas a luz da Doutrina Espírita, as ditas crianças índigo na verdade são espíritos que apenas dotados de alguma intelectualidade, porém, com um descompasso entre a evolução mental e precário desenvolvimento moral.


Propostas de tratamento
1 – Prece intercessora;
2 – A técnica de Haptonomia.*

Conclusão
As crianças consideradas com TDAH, que devem ser diferençadas no plano médico científico das chamadas crianças índigo e ou transtorno do humor bipolar na verdade são espíritos com variantes intelectuais (associadas ao orgulho, vaidade e intolerância) que de forma nenhuma se coadunam como espíritos elevados na assertiva de Jesus:- - “Bem aventurados os que são brandos e pacíficos, por que possuirão a terra, por que serão chamados filhos de Deus”. Mt cap V v,v 4 a 9.


* haptonomia=“fazer contato tátil, eu me junto ao outro, eu estabeleço relação (por meio do toque) com o outro com a intenção de fazer um todo, de confirmar a outra pessoa em sua existência”. 

Na gestação e após o nascimento.( associação médico-espírita do NE )

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