sábado, 24 de outubro de 2015

Curas pela Fé


  
Curas pela Fé

“Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.” 
 (Lucas, 7:9) 

Dentre outras, constam dos Evangelhos duas passagens que ressaltam o poder da Fé. 

Uma delas nos foi propiciada pelo Centurião de Cafarnaum (Mateus, 8:5-13) e a outra pela mulher que sofria de um fluxo sangüíneo (Lucas, 8:43-48).

 O Centurião de Cafarnaum tinha um servo a quem muito prezava, o qual estava moribundo. 

Sabendo que o Mestre estava em sua cidade, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, suplicando-lhe que fosse à sua casa a fim de curá-lo. 

Entretanto, quando o Senhor estava próximo de sua residência, ele foi ao seu encontro e disse-lhe:-
- Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará. 

Pois também sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este:-
- Vai, e ele vai; e a outro:-
- Vem, e ele vem. 

Diante da portentosa Fé do Centurião, o Senhor exclamou:-
- Vai, e seja feito como acreditas, e virando-se para os apóstolos, exclamou:-
- Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha Fé.

A outra cura surpreendente aconteceu com uma mulher que sofria há doze anos de penosa hemorragia, havendo gasto todos os seus bens com os médicos, estando débil e esgotada no fundo de uma cama. 

Sabendo que o Mestre visitava a sua cidade, ela reuniu o restante de forças que ainda lhe sobejava, foi, e, entrando no meio da multidão, tocou em suas vestes, com a certeza plena de que bastava isso para que ficasse curada. 

Logo que tocou a orla da túnica de Jesus, estancou-lhe o fluxo de sangue. 

E ele perguntou:-
- Quem foi que me tocou? ao que os apóstolos retrucaram:-
-Mestre, a multidão te aperta e te comprime, e dizes:-
- Quem é que me tocou? 

Diante dessas ponderações dos discípulos ele aditou:-
- Eu senti que de mim saiu uma virtude. 

Ele havia sentido que dele haviam emanado fluidos que beneficiaram aquela sofredora, por isso, dirigindo-se a ela, que permanecia receosa, asseverou:-
- Tem bom ânimo, filha, a tua Fé te salvou; vai em Paz.

Estas duas curas operadas por Jesus Cristo, como muitas outras, passaram aos olhos do povo como autênticos fatos miraculosos, no entanto elas meramente tiveram o objetivo de revelar o poder da Fé, uma vez que o próprio Jesus havia ensinado que se alguém tiver Fé do tamanho de um grão de mostarda basta dizer a um monte:-
- Passa-te daqui para acolá, e, se fizer isso sem hesitar, ele passará. 

É sumamente difícil conceber que uma montanha possa transpor-se de um lugar para outro, mediante uma simples ordenação, não obstante o que o Mestre pretendeu demonstrar é que a Fé é poderosa alavanca em nossas mãos; com ela poderemos vencer os maiores óbices, mesmo que eles sejam agigantados como uma montanha. 

O que é sumamente difícil é o homem dotar-se dessa fortaleza de ânimo, dessa Fé robusta suscetível de remover do seu caminho todos os obstáculos, mesmo aqueles aparentemente mais intransponíveis.

 Por outro lado, nos Evangelhos também deparamos com casos que foram diametralmente opostos aos dois acima citados, nos quais a Fé não foi espontânea, tendo que ser motivada pelo Mestre

No caso da cura do Cego de Siloé, Jesus Cristo teve que praticar um ato material:-
- Na falta de um meio mais eficiente para despertar a Fé em seu paciente, o Senhor tomou de um pouco de terra, colocou-o em suas mãos, cuspiu, fez uma espécie de massa, a qual aplicou nos olhos do cego, ordenando-lhe em seguida que fosse banhar-se no Tanque de Siloé, onde a cura se completou. 

Houve também um segundo caso, no qual o Mestre teve que aplicar saliva nos lábios de um mudo, pronunciando, em tom imperativo, a palavra:-
- Abra-te, o que serviu naturalmente para despertar a Fé naquele moço. 

Em todos os quatro casos, a cura processou-se em toda a sua plenitude, graças à Fé espontânea dos dois primeiros, e a Fé induzida por Jesus Cristo, nos dois últimos.
 
No caso específico do moço de Cafarnaum, observamos que o próprio Mestre surpreendeu-se com a Fé esposada pelo Centurião, tendo por isso exclamado:-
- Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. 

Isso nos traz um ensinamento relevante:-
- Embora Jesus tenha sido enviado particularmente às ovelhas desgarradas da Casa de Israel, nem os seus compatriotas e nem mesmo os apóstolos demonstraram Fé tão relevante, o que foi feito por um gentio, por um cidadão romano.

 Paulo Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário