CAUSAS da OBSESSÃO ESPIRITUAL, uma das MAIORES DOENÇAS DA HUMANIDADE !
É
de importância vital aos que lidam com o tratamento da obsessão,
descobrir as causas que levaram o paciente a cair sob o domínio do
Espírito obsessor que o atormenta.
Sabemos, através dos ensinamentos de
Allan Kardec, que no fundo de todas as perturbações espirituais residem
as fraquezas morais do perturbado, as imperfeições da
sua alma, que são as portas de entrada para a influência estranha.
Algo
parecido acontece com as doenças do corpo físico:-
- Quando elas se
instalam no organismo, a causa está geralmente nas fraquezas da
estrutura orgânica.
Em estudos realizados no Grupo Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de São José do Rio Preto, SP, onde foram examinados mais de 7 mil casos de anormalidades comportamentais, causadas por Espíritos ou não, se classificou as causas da obsessão como sendo provenientes de quatro fontes distintas:-
– Causa moral
– Causa cármica
– Contaminações
– Auto-obsessão
CAUSA MORAL.
Há duas situações que podem levar um paciente a ser vítima da obsessão por razões morais:-
Em estudos realizados no Grupo Espírita Bezerra de Menezes, na cidade de São José do Rio Preto, SP, onde foram examinados mais de 7 mil casos de anormalidades comportamentais, causadas por Espíritos ou não, se classificou as causas da obsessão como sendo provenientes de quatro fontes distintas:-
– Causa moral
– Causa cármica
– Contaminações
– Auto-obsessão
CAUSA MORAL.
Há duas situações que podem levar um paciente a ser vítima da obsessão por razões morais:-
- o Espírito imaturo e o Espírito mal orientado.
No
primeiro caso, o da imaturidade espiritual, encontram-se pacientes
poucos adiantados moralmente, com o psiquismo ainda dominado por
pensamentos inferiores.
A conduta dessas pessoas em torno de ações e
pensamentos infelizes atrai Espíritos imperfeitos que com elas se
afinizam.
No começo da relação, verifica-se tão somente uma
interferência nas atitudes do indivíduo.
Mais tarde, aparece um delicado
mecanismo de inter influenciação, onde as vontades e os desejos são
trocados entre perturbado e perturbador.
A seguir, a vontade do obsedado vai aos poucos sendo substituída pela do obsessor, instalando-se o fenômeno obsessivo.
A seguir, a vontade do obsedado vai aos poucos sendo substituída pela do obsessor, instalando-se o fenômeno obsessivo.
Este tipo de obsessão é
comum e há situações em que seus portadores nem percebem que dividem sua
vida mental com um Espírito inferior.
Nesse tipo de obsessão não há
grande chance de sucesso no tratamento.
O que se pode conseguir é uma
melhoria relativa, pois não há como mudar bruscamente o estado evolutivo
de uma pessoa, fazendo-a entender conceitos que ainda não tem condições
de conceber.
Na segunda situação, a do Espírito mal orientado, encontram-se os pacientes que tiveram educação deficitária no lar, na religião ou na escola.
Na segunda situação, a do Espírito mal orientado, encontram-se os pacientes que tiveram educação deficitária no lar, na religião ou na escola.
A inferioridade do mundo terreno, seus costumes e sistemas
educativos estimulam no ser humano o desenvolvimento das paixões e o
afastam de Deus.
Estruturas psicológicas mal orientadas provocam nas
pessoas condutas desregradas, levando-as a sintonizar com Espíritos
inferiores.
Pelo mesmo mecanismo citado acima, forma-se o processo
obsessivo de fundo moral.
Nesses casos, o tratamento será mais fácil,
pois trata-se de um problema que uma simples orientação bem conduzida
pode resolver.
CAUSA CÁRMICA.
Classificam-se como obsessões cármicas os casos de perturbações relacionados com as vidas passadas de um paciente em desequilíbrio.
CAUSA CÁRMICA.
Classificam-se como obsessões cármicas os casos de perturbações relacionados com as vidas passadas de um paciente em desequilíbrio.
Carma é um termo que se refere à bagagem histórica do Espírito.
É o
produto de todas as encarnações vividas pela entidade.
A palavra “carma”
é de origem sânscrito (uma das mais antigas línguas da Índia), e
significa “ação”.
Pode-se dizer, a grosso modo, que o carma é a ação do
Espírito em toda sua trajetória evolutiva, desde sua primeira
encarnação.
Denominam-se obsessões de “causa cármica”, aquelas em que as perseguições observadas são oriundas do relacionamento entre obsedado e obsessor, ocorridas em vidas passadas, neste ou noutros mundos.
É um tipo de obsessão provocada pela desarmonia de conduta entre duas ou mais criaturas, gerando ódios, ressentimentos e vinganças que podem se estender às vidas futuras.
Denominam-se obsessões de “causa cármica”, aquelas em que as perseguições observadas são oriundas do relacionamento entre obsedado e obsessor, ocorridas em vidas passadas, neste ou noutros mundos.
É um tipo de obsessão provocada pela desarmonia de conduta entre duas ou mais criaturas, gerando ódios, ressentimentos e vinganças que podem se estender às vidas futuras.
A lei de ação e reação, ou causa e efeito,
regula estes processos de ajuste entre as partes envolvidas, permitindo
que as conseqüências deste plantio mal feito, deem seus frutos com
vistas ao aprendizado de todos.
O comprometimento no passado, através das ligações vibratórias, atrai o desafeto desencarnado que, vendo consumida a fase de infância de seu inimigo, inicia sua influência maléfica sobre ele.
O comprometimento no passado, através das ligações vibratórias, atrai o desafeto desencarnado que, vendo consumida a fase de infância de seu inimigo, inicia sua influência maléfica sobre ele.
No passar dos anos
instala-se a obsessão, apresentando maior ou menor gravidade, segundo as
circunstâncias que cercam cada caso.
CONTAMINAÇÕES.
Em A Gênese, Capítulo XIV, Allan Kardec fez um importante estudo sobre os fluidos espirituais.
CONTAMINAÇÕES.
Em A Gênese, Capítulo XIV, Allan Kardec fez um importante estudo sobre os fluidos espirituais.
Examinando suas colocações, pode-se concluir que
os ambientes materiais possuem uma espécie de atmosfera espiritual
criada pelas pessoas que vivem em relação com eles.
Entende-se daí, que
os centros espíritas, os terreiros de Umbanda, as Igrejas, os lares, os
locais de trabalho e de diversões, constituem-se em verdadeiros núcleos
de magnetismo espiritual, criados pelos pensamentos dos que os
frequentam.
Aprendemos que nesses ambientes, constituídos por pessoas
mais ou menos imperfeitas, associam-se Espíritos desencarnados com
tendências afins.
Nas investigações em torno da obsessão, realizadas no Grupo Espírita Bezerra de Menezes, verificou-se que frequentadores de ambientes espirituais onde predominam a presença de Espíritos inferiores (terreiros primitivos, centros espíritas desajustados ou templos de seitas estranhas), podem ficar contaminados com sua influência magnética.
Nas investigações em torno da obsessão, realizadas no Grupo Espírita Bezerra de Menezes, verificou-se que frequentadores de ambientes espirituais onde predominam a presença de Espíritos inferiores (terreiros primitivos, centros espíritas desajustados ou templos de seitas estranhas), podem ficar contaminados com sua influência magnética.
Tal domínio se forma em virtude da sintonia mental dos
frequentadores, com os Espíritos que habitualmente vão nesses lugares.
Denominou-se essas obsessões de “contaminações”.
Nos casos dos terreiros ditos de Umbanda, os “consulentes” – como são chamados ali os necessitados – quase sempre vão solicitar ajuda para a solução de seus problemas materiais e amorosos.
Nos casos dos terreiros ditos de Umbanda, os “consulentes” – como são chamados ali os necessitados – quase sempre vão solicitar ajuda para a solução de seus problemas materiais e amorosos.
Nesses ambientes,
geralmente predominam os interesses imediatistas, ligados à vida
material e ninguém costuma tratar das questões morais, relativas ao
futuro do indivíduo como Espírito imortal.
Os Espíritos inferiores que frequentam esses ambientes ajudam as pessoas a seu modo, interferindo em suas vidas, causando-lhes contrariedades ou provocando certos efeitos materiais, com que iludem os que não possuem conhecimento da verdade ensinada pelo Consolador.
Os Espíritos inferiores que frequentam esses ambientes ajudam as pessoas a seu modo, interferindo em suas vidas, causando-lhes contrariedades ou provocando certos efeitos materiais, com que iludem os que não possuem conhecimento da verdade ensinada pelo Consolador.
Quando um frequentador
se afasta desses lugares, a influência dos maus Espíritos nem sempre
cessa.
Ao notarem que estão perdendo suas vítimas, podem instalar a
desarmonia emocional e mesmo material na vida dos envolvidos.
As obsessões causadas por contaminações são mais freqüentes do que se imagina.
As obsessões causadas por contaminações são mais freqüentes do que se imagina.
Na região de São José do Rio Preto, SP, por exemplo, perfazem
40% do total dos casos examinados.
As contaminações também podem ocorrer
através das atividades de centros espíritas mal orientados.
Quando
pessoas novatas, sem estudo ou preparo, são colocadas em reuniões
mediúnicas para exercitar suas faculdades, é muito comum caírem sob o
domínio de Espíritos inferiores, terminando como vítimas da obsessão.
Grupos espíritas dominados por entidades ignorantes e malévolas são
verdadeiros focos de contaminação espiritual e psíquica, que prejudicam
os que vão buscar ajuda e orientação para suas vidas.
AUTO-OBSESSÃO.
Na auto-obsessão, a mente da pessoa enferma encontra-se numa condição doentia semelhante às neuroses.
AUTO-OBSESSÃO.
Na auto-obsessão, a mente da pessoa enferma encontra-se numa condição doentia semelhante às neuroses.
É uma situação onde ela atormenta a si
mesmo com pensamentos dos quais não consegue se livrar.
Há casos mais
graves em que o paciente não aceita que seu mal resida nele mesmo.
As causas deste tipo de obsessão residem nos problemas anímicos do paciente, ou seja, nos seus dramas pessoais, dessa ou de outras encarnações.
As causas deste tipo de obsessão residem nos problemas anímicos do paciente, ou seja, nos seus dramas pessoais, dessa ou de outras encarnações.
São traumas, remorsos, culpas e situações provindas da
intimidade do seu ser, que prejudicam-lhe a normalidade psicológica.
Quando se examina esses casos através de médiuns educados, pode-se encontrar Espíritos atrasados ou sofredores associados à vida mental dos doentes.
Quando se examina esses casos através de médiuns educados, pode-se encontrar Espíritos atrasados ou sofredores associados à vida mental dos doentes.
Mas, as comunicações indicam que eles estão ali por causa da
sintonia mental com o obsedado.
Agravam seu mal, mas não são os
causadores dele.
A causa central desse tipo de obsessão reside no paciente, que se auto-atormenta, numa espécie de punição a si mesmo.
A causa central desse tipo de obsessão reside no paciente, que se auto-atormenta, numa espécie de punição a si mesmo.
A mente de um
auto-obsedado é fechada em si mesma e é preciso abri-la para a vida
exterior, se quisermos ajudá-lo a livrar-se de sua prisão.
A psicoterapia convencional pode e deve ser utilizada no tratamento da auto-obsessão.
A psicoterapia convencional pode e deve ser utilizada no tratamento da auto-obsessão.
Juntando-se a ela a terapia espírita, fundamentada na
evangelização e no ascendente moral, pode-se obter resultados
satisfatórios.
O tratamento abrirá a cadeia psíquica em que o indivíduo
se colocou, libertando-o da escravidão mental.
Fonte: NÚCLEO ESPÍRITA NOSSO LAR
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