quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aceite esse Desafio


Aceite esse Desafio

A vida nos oferece diariamente desafios proporcionais a nossa capacidade de realização, somos capazes de definir pensamentos, escolher caminhos e discernir a respeito das soluções possíveis, são nossas atitudes que definem o nosso destino.
Não podemos ficar parados esperando que os outros resolvam os nossos problemas ou apresentem soluções para nossas dificuldades, tão pouco culpá-los pela situação em que nos encontramos (ainda que alguém tenha contribuído por nos colocar em determinada situação, manter-se nela é uma escolha individual), portanto seja como for culpar os outros pelo que nos acontece ou esperar deles uma solução é uma ilusão, quanto mais rápido percebermos isso menos entregues ao sofrimento ficamos, e mais rapidamente nos movimentamos em busca de uma solução para nossos problemas.
Quando nos colocamos na posição de vítima, acreditamos que nada dá certo, nada pode ser feito e que o mundo a nossa volta está conspirando contra nós, temos a nítida sensação de que existe mesmo um complô entre os acontecimentos que se sucedem e a incompreensão das pessoas ao redor de nós. 

Não percebemos que quando assumimos esse papel ficamos inertes esperando que algo aconteça, que alguém apareça, que os outros façam alguma coisa, que uma solução bata a nossa porta, tudo o que vem a nossa mente são condições “externas” que pipocam como soluções, não nos damos conta que a verdadeira solução está dentro de nós, tem que vir de uma mudança interna, uma nova forma de ver a vida e se posicionar diante do mundo. 

Somente quando saímos da posição de vítima e entendemos que temos sim responsabilidade para com tudo que nos acontece encontrarmos a serenidade necessária para enfrentar nossos desafios com inteligência e maturidade.
Eu sei, e já ouvi isso, que falar é fácil, porém mesmo sendo a vida difícil existem pessoas que diante dos desafios não desistem, não se rendem, continuam lutando e buscando uma saída, mesmo diante de todas as dificuldades se mantém firme, essas pessoas cedo ou tarde vão encontrar o que procuram, vão dar a volta por cima e superar, porque não se deixaram intimidar pelo tamanho dos problemas.

 Enquanto isso outras ainda estarão inertes, se achando vitimas das circunstâncias, se sentindo incapazes de mudar as coisas a sua volta, sem se darem ao menos a oportunidade de perceber que toda a força que precisam está dentro delas mesmas. 

Não sei você, mas eu sei bem qual dos dois tipos de pessoa eu prefiro ser.
Algumas vezes somos o nosso maior adversário, pois não nos permitimos tentar, nos boicotamos dizendo a nós mesmos que vai dar errado e só de pensar na possibilidade de dar errado nos privamos da chance de tentar, eliminando por completo a possibilidade de dar certo. 

Quando não acreditamos no nosso potencial e não utilizamos essa força interior a nosso favor estamos indiretamente colocando essa força contra nós, porque a alimentamos com sentimentos de baixa estima, de incapacidade, de derrota, e assim esse tipo de sentimento vai ganhando espaço e peso em nossas vidas, de forma que nos sentimos engolidos por eles. 

Não desista de você antes de tentar, não acredite na derrota antes mesmo de buscar uma alternativa, e mesmo que você já tenha se frustrado em outras buscas, não desista, resista e tente novamente.
Aceite o desafio que a vida te apresenta, saia da posição de vítima, assuma o controle da situação, se capacite, mude a trama e o enredo, quanto mais depressa você se colocar no controle mais rápido sairá dessa situação que te incomoda.
                                           Maisa Baria

Nenhum comentário:

Postar um comentário